Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Reale Jr é condenado a indenizar em R$ 10 mil desembargador que concedeu habeas corpus a Lula

Ação foi movida após declarações do ex-ministrosobre decisão do magistrado de conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou, na tarde desta terça-feira (17), o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao desembargador Rogério Fraveto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Miguel Reale Júnior no plenário do Senado Federal, durante sessão para votação do julgamento final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff - Pedro Ladeira - 30.ago.2016/Folhapress

A ação foi movida após declarações feitas pelo ex-ministro em uma entrevista onde comentava a decisão do magistrado de conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula (PT) durante o plantão judicial.

Na ocasião, o Reale Júnior afirmou que o sobrenome do desembargador significava o diminutivo de favor em italiano, ou seja, "favorzinho".

O julgamento em 2ª instância aconteceu depois que a defesa de Fraveto, realizada pelo advogado Paulo Petri, recorreu da decisão anterior do juiz Leandro Raul Klippel. O magistrado, da 12ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, havia negado a indenização.

Reale Jr. foi um dos autores do processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.