Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Suicídio entre policiais civis de SP supera mortes em ações na última década, diz sindicato

Investigadores foram os profissionais da corporação que mais tiraram a própria vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de policiais civis do estado de SP que cometeram suicídio supera o índice dos que foram mortos em serviço nos últimos dez anos. Os dados são do levantamento mais recente feito pelo Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de SP).

0
Fachada de delegacia da Polícia Civil no município de Mineiros do Tietê, em SP - Alf Ribeiro - 22.abr.2019/Folhapress

PANORAMA

Enquanto 33 profissionais morreram em ações, 68 agentes tiraram a própria vida dentro do período analisado —mais que o dobro. O estudo foi feito a partir de dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Eles compreendem o período entre 2012 e março de 2022.

QUEM

O maior número de profissionais que se suicidaram eram investigadores. Foram 28 mortes em dez anos. Em seguida estão agentes policiais (11), delegados (7), escrivães (7) e carcereiros (6). Neste ano, já foram registrados dois casos. Em 2021, foram dez. No ano anterior, oito, ante sete em 2019.

RUA

Até março de 2022, foi registrado um caso de policial morto em serviço. Em 2020 e em 2021, o patamar foi o mesmo: quatro agentes morreram em ação.

URNA

A divulgação do estudo marca a saída da presidente do Sindpesp, Raquel Gallinati, que vai deixar o cargo na quinta-feira (2) para se lançar candidata a deputada estadual pelo PL.

VELINHAS

Maria da Conceição Feitosa, a Doninha, completou 90 anos no mês passado em festa que celebrou também os 70 anos da advogada Guiomar Mendes, sua filha, e os 50 anos da neta Ketlin Feitosa Scartezini. Marido de Guiomar, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes esteve na comemoração, que foi realizada na Fazenda Boísa, no Ceará. O ex-senador Chiquinho Feitosa (DEM-CE) e sua mulher, Fernanda Souza, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.