Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu forças armadas

TSE foi ingênuo e Bolsonaro está se aproveitando, diz Renan sobre militares nas eleições

Convite para que eles integrassem comissão do pleito foi de boa-fé, mas presidente estaria 'assaltando e aparelhando' a participação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) verbaliza preocupação de diversas lideranças políticas que até agora estava restrita a conversas de bastidores: a de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ter se equivocado ao convidar as Forças Armadas para integrarem uma comissão de transparência das eleições.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL)
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) - Pedro Ladeira/Folhapress

A iniciativa foi do então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. "O presidente Jair Bolsonaro e setores militares do Ministério da Defesa acabaram assaltando e aparelhando a sua participação nessa comissão", diz Renan Calheiros. "Se aproveitaram da boa vontade do ministro Barroso", segue ele.

Renan diz que os militares já fizeram mais de "setenta questionamentos", e até exigiram a publicação de todos eles.

"De boa-fé, o tribunal acabou sendo ingênuo e abriu um precedente para legitimar essas ações que vêm de fora. Bolsonaro e setores da Defesa se aproveitam disso", diz ainda o senador.

Diante do comportamento dos militares indicados pelo Ministério da Defesa para a comissão, o senador diz ser forçoso reconhecer "a veracidade" da frase de Barroso sobre a participação deles no processo.

Na semana passada, o ministro afirmou que, "gentilmente convidadas para participar do processo, [as Forças Armadas] estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo".

O magistrado afirmou que, apesar disso, "o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido" nas Forças.


CLIQUE

Gilberto Gil, Alinne Moraes e Gisele Bündchen são algumas das personalidades brasileiras fotografadas por Aderi Costa para o livro "Cais" (editora ArteEnsaio), que será lançado em São Paulo na próxima quarta-feira (11), na Livraria da Travessa.

As quase 300 páginas da obra ainda reúnem fotos em preto e branco de nomes como Ruth de Souza, Vera Fischer, Isis Valverde, Claudia Ohana, Gloria Maria e Hermeto Pascoal. Produzido entre 2018 e 2019 na região do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, o volume teve seu lançamento adiado por causa da pandemia de Covid-19.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.