Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Aras não queria pedir inquérito contra Bolsonaro para apurar interferências na PF, diz livro

Revelação está em 'O Fim da Lava-Jato', dos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale, que será lançado dia 29, em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale lançam no próximo dia 29, em Brasília, o livro "O Fim da Lava-Jato" (Globo Livros). A obra mostra os bastidores políticos que levaram ao encerramento da operação.

Uma das revelações do livro é a de que o procurador-geral da República, Augusto Aras, não queria inicialmente pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar as acusações feitas pelo então ministro da Justiça Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro, em abril de 2020.

Capa do livro "O Fim da Lava-Jato"
Capa do livro "O Fim da Lava-Jato", dos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale - Divulgação

Na ocasião, Moro pediu demissão do Ministério da Justiça acusando Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal.

Segundo a obra, o procurador-geral disse a colegas que achava melhor abrir uma investigação preliminar, que poderia ser arquivada posteriormente sem o envio do caso ao STF.

Ainda de acordo com o livro, foi só depois de uma reunião tensa, de mais de duas horas em seu gabinete, que Aras foi convencido por dois subprocuradores-gerais da sua equipe da necessidade de compartilhar a responsabilidade com o STF e mostrar que não tinha intenção de blindar ninguém.

A subprocuradora-geral da República Célia Delgado teria dito a Aras, segundo relatam os autores do livro: "Esse é um fato que vai definir a sua biografia".

Após dar o aval para a abertura do inquérito, o procurador-geral fez um pedido pouco comum: que Moro também deveria constar como investigado.

O livro "O Fim da Lava-Jato" será lançado na Livraria da Travessa.

TROFÉU

A atriz Mel Lisboa esteve presente na cerimônia de premiação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na noite de segunda (20), em São Paulo. A audiossérie "Paciente 63", protagonizada por ela e pelo cantor Seu Jorge, ganhou o prêmio de melhor podcast. O rapper Don L levou o trófeu de artista do ano, e Juçara Marçal, de disco do ano por "Delta Estácio Blues".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.