Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro alertou Biden sobre risco de eventual eleição de Lula, diz assessor à Fox News

Filipe Martins foi entrevistado pelo conservador americano Tucker Carlson

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) alertou pessoalmente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre supostos riscos apresentados pelo pré-candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, em entrevista à Fox News.

O Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins
O Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins - Divulgação

A conversa entre Biden e Bolsonaro teria ocorrido durante a Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles (EUA) no início deste mês. Na ocasião, o chefe do Executivo também teria dito a Biden que a sua manutenção no poder seria melhor para o país norte-americano e para um governo pró-democracia no Brasil.

"Demorou um tempo [para o encontro acontecer], mas quando Bolsonaro finalmente pôde sentar-se com Biden, ele pôde relembrar quem Lula da Silva é", disse Martins. "Eu acho que o presidente Biden entendeu que é melhor, tanto para os EUA e quanto para um governo pró-democracia, que ele [Bolsonaro] continue no poder [após as eleições deste ano]", continuou ele.

Martins foi entrevistado pelo conservador Tucker Carlson, um dos apresentadores mais influentes da Fox News. Depois de passar pela Hungria, o âncora visita o Rio de Janeiro para mostrar ao seu público o que chama de "o último país pró-América" da América Latina.

Durante a conversa, o apresentador afirmou que a China quer transformar o Brasil numa colônia chinesa.

Filipe Martins ainda disse que o encontro entre Bolsonaro e Biden demorou a acontecer devido à posição do chefe do Executivo brasileiros perante as eleições americanas.

O democrata foi anunciado como presidente eleito pelos meios de comunicação americanos já em 7 de novembro, mas o presidente brasileiro parabenizou o americano apenas no dia 15 de dezembro, após o Colégio Eleitoral dos EUA ter ratificado o resultado.

"Ele [Bolsonaro] esperou. Ele disse: 'Deixe os americanos se resolverem e depois eu me posiciono'. Não quis intervir e estava apenas respeitando a soberania americana", seguiu Martins. Bolsonaro foi o último líder do G20 a parabenizar Joe Biden.

O assessor também criticou o ex-presidente Lula e disse que "esses caras" ligados ao petista obtiveram mais de R$ 8 trilhões por meio de escândalos de corrupção.

No ano passado, Filipe Martins reproduziu no Senado um gesto associado a supremacistas brancos —três dedos esticados que simbolizariam o "w" de "white" (branco), e um círculo feito com indicador e polegar, formando o "p" de "power" (poder), ou seja, poder branco.

Absolvido por um juiz, ele sempre negou que a intenção tenha sido essa.


NOITE FESTIVA

A cantora Luciana Mello e o tenor Jean William se apresentaram, na noite de segunda (27), no jantar que o grupo G10 Favelas realizou no Palácio Tangará, em São Paulo. O apresentador Edu Guedes e a namorada, a bailarina Jaque Ciocci, também estiveram presentes no evento que arrecadou fundos para a campanha "Natal Solidário".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.