Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus LGBTQIA+

Defensoria Pública de SP cria cotas para pessoas trans em concursos

Reservas de vagas ficarão em vigor pelo período inicial de dez anos, segundo o órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Superior da Defensoria Pública de São Paulo instituiu, pela primeira vez na história do órgão, cotas para pessoas transexuais em concursos para defensores. A decisão foi publicada na edição de sábado (11) do Diário Oficial paulista.

A norma estabelece que, do total de vagas disponibilizadas em concursos para ingresso nas carreiras de defensores e de servidores, 30% delas sejam reservadas para pessoas negras e indígenas, 5% para pessoas com deficiência e 2% para pessoas trans.

Prédio da Defensoria Publica de São Paulo, na capital paulista - Bruno Poletti - 29.mai.2015/Folhapress

As cotas também se aplicarão a concursos e processos de seleção de estágios, que ainda terão 12,5% de suas vagas reservadas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Neste último caso, as vítimas precisarão apresentar uma autodeclaração no momento da inscrição, uma cópia de boletim de ocorrência ou uma declaração feita por serviços de atendimento atestando a violência.

"As reservas de vagas para pessoas negras, indígenas, trans e para mulheres em situação de violência doméstica e familiar valerão pelo período inicial de dez anos, devendo ser renovadas sucessivamente pelo mesmo prazo se constatado objetivamente que as desigualdades que ensejaram sua implementação ainda persistirem", diz a publicação no Diário Oficial.

Negros, indígenas e trans que desejem disputar cargos na Defensoria Pública por meio de cotas deverão apresentar uma autodeclaração e passar por uma banca examinadora —colegiado que deverá ter paridade de gênero e equidade de raça em sua composição. Já às pessoas com deficiência será solicitado um laudo biopsicossocial.

A norma também prevê que as medidas afirmativas sejam estendidas, "na medida do possível", a cargos comissionados e a contratos de prestação de serviços.

Caso não haja candidatos cotistas aprovados nos processos seletivos, as vagas serão remanejadas entre os inscritos na modalidade de ampla concorrência, respeitando a ordem de classificação geral do concurso.

Como mostrou pesquisa Datafolha no domingo (12), metade da população se declara a favor das cotas raciais no contexto das universidades públicas. O apoio é maior, de 60%, entre as pessoas com filhos em escolas particulares —que, teoricamente, seriam preteridos com a ação afirmativa.

Quanto mais jovem, escolarizada e de maior renda a pessoa, maior é o apoio às cotas raciais nas universidades. Posicionam-se contrários à ação afirmativa 34%. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% disseram não saber responder.

A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


BODAS

O padre Júlio Lancellotti abençoou os noivos Carlos Bezerra Jr., secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, e Bella Alves, que se casaram no sábado (11), em São Paulo. O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e sua mulher, Regina Carnovale, estiveram presentes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.