Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado bolsonarista desistiu de ação que tramitava com Gilmar Mendes antes de decisão favorável de Kassio

Valdevan Noventa teve anulada cassação e voltou a assumir vaga na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O caso do deputado federal José Valdevan de Jesus (PL-SE), o Valdevan Noventa, estava tramitando no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes antes da decisão de Kassio Nunes Marques de suspender a cassação dele, que foi condenado no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Pedro Ladeira -10.set.2021/Folhapress

NA DATA 

Valdevan deu entrada na reclamação que estava nas mãos de Gilmar Mendes em março, pedindo a suspensão da cassação. E recorreu também ao gabinete de Nunes Marques com teses jurídicas semelhantes. A peça trazia pleitos também do PSC, legenda em que o parlamentar militava, e de seu suplente.

DEIXA PRA LÁ 

No dia 27 de abril, no entanto, a defesa de Valdevan fez uma petição desistindo do pedido que tramitava no gabinete de Gilmar Mendes.

SEGUE FIRME 

Já a ação do gabinete de Kassio Nunes Marques seguiu adiante.

INSTRUMENTOS 

O advogado Willer Tomaz, que representa Valdevan, afirma que a desistência da reclamação que tramitava no gabinete de Mendes foi tomada depois que ele concluiu que a reclamação não era o "instrumento jurídico apropriado" para a defesa do pleito do parlamentar.

TODOS JUNTOS 

Na quinta (2), Nunes Marques surpreendeu o STF ao suspender a cassação de Valdevan e de outro parlamentar bolsonarista, o deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil - PR). Ele foi condenado no TSE por espalhar mentiras sobre as urnas eletrônicas.

DE VOLTA 

Um dia depois da decisão de Kassio Nunes, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devolveu o mandato ao deputado Valdevan depois de receber um ofício com o carimbo de "urgente" do magistrado comunicando sua decisão.

ATÉ QUANDO 

O STF, no entanto, ainda pode reverter a decisão.

TERCEIRO SINAL

A secretária municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres, compareceu à abertura da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), realizada no Sesc Pinheiros, na capital, na quinta-feira (2). O evento ocorre até o dia 12 de junho. O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, também estavam lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.