Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Entidades ligadas à Caixa pedem apuração penal rigorosa contra Pedro Guimarães

Documento parabeniza funcionárias que denunciaram o presidente da instituição por assédio sexual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de seis entidades ligadas à Caixa Econômica Federal elaborou nesta quarta-feira (29) uma nota pedindo que o presidente da instituição, Pedro Guimarães, seja alvo de uma apuração administrativa e penal rigorosa após a revelação de denúncias de assédio sexual.

As entidades também parabenizam as funcionárias que fizeram as acusações, a quem chamam de "corajosas mulheres", e se colocam à disposição para auxiliá-las. O caso foi revelado na terça-feira (28) pelo portal Metrópoles, que relata também a existência de uma investigação no Ministério Público Federal (MPF).

Pedro Guimarães durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 4.nov.2020/Folhapress

"As entidades reconhecem e enaltecem a postura das empregadas em expor todos esses casos, ao passo que se colocam à disposição para auxiliar no que for necessário. As denúncias reiteradas por várias colegas são gravíssimas e expõem a Caixa a indiscutível risco à sua imagem institucional", diz a carta.

O documento tem entre seus signatários a Associação Nacional dos Arquitetos e Engenheiros da Caixa Econômica Federal (Aneac), a Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (AudiCaixa), a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), a Federação Nacional dos das Associações de Gestores da Caixa (Fenag), a Federação Nacional das Federações do Passoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a SocialCaixa.

"Defendemos uma apuração rigorosa dos fatos no âmbito administrativo e penal, assegurada a devida ampla defesa como medida de saneamento e prestação de contas aos empregados e à sociedade, ao mesmo tempo que defendemos o afastamento do atual Presidente das suas funções na Caixa para garantir a lisura do processo interno", afirmam.

Nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu Daniella Marques, braço direito do ministro Paulo Guedes (Economia), para presidir a Caixa Econômica Federal no lugar de Pedro Guimarães.

Como mostrou a Folha, aliados de Bolsonaro se irritaram com a resistência de Pedro a sair do cargo e passaram a manhã pressionando o presidente a demiti-lo.

O presidente da Caixa quer deixar o posto como "afastado" para que as investigações do MPF sejam conduzidas. Aliados de Bolsonaro, porém, defendem a demissão para que o chefe do Executivo demonstre que rechaça o comportamento adotado pelo até então aliado de primeira hora.

As acusações reveladas pelo portal Metrópoles afirmam que ao menos cinco funcionárias da Caixa dizem ter sido vítimas de assédio sexual por parte de Guimarães. Em um dos relatos, uma delas diz que uma pessoa ligada ao presidente do banco perguntou o que fariam "se o presidente" quisesse "transar com você?".

Segundo a denunciante, durante uma viagem, ele estava na piscina e "parecia um boto se exibindo". Além disso, funcionárias recebiam chamados para ir no quarto de Guimarães, entre outros relatos.Uma funcionária da Caixa ouvida pela Folha também relatou que foi assediada por Pedro Guimarães. Ela afirma ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio.

"Aí quando fui sair, ele me puxou pelo pescoço e disse: ‘Estou com muita vontade de você’. Saí da sala, em choque e chorando", afirmou ela. "Depois, em outro momento, ele já passou a mão pela minha cintura e foi abaixando, mas saí antes que piorasse."

Procurado pela Folha para comentar as denúncias, o presidente da Caixa não respondeu. Ao Metrópoles, o banco informou desconhecimento acerca das acusações.


DEBUTE

A cantora, compositora e produtora musical Luna França, que prepara o lançamento de seu álbum de estreia, "Um" - Caio Mazzili e Thany Sanches/Divulgação

A cantora, compositora e produtora musical Luna França vai lançar seu álbum de estreia, "Um", em um show gratuito com participações da cantora Tiê e do cantor Rafael Castro.

O evento será realizado no Centro Cultural Olido, em São Paulo, no dia 7 de julho. No disco de nove faixas autorais, Luna transita entre os universos da pop music e do R&B, explorando elementos experimentais e juntando o analógico ao digital.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.