Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gilberto Gil lançará seu primeiro NFT durante celebração dos 80 anos

Apenas 50 cópias serão disponibilizadas para venda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Gilberto Gil se prepara para lançar seu primeiro NFT (sigla para token não fungível, em inglês). O produto é um criptoativo e funciona como um certificado de propriedade ligado a um produto digital —um meme, por exemplo. No mundo físico, equivaleria à escritura de uma casa.

Gilberto Gil durante escaneamento para a produção de seu primeiro NFT - Nathalia Atayde/Divulgação

O ativo digital inaugura a coleção "Gil Futurível", inspirada em faixa do cantor de 1969, e foi feito a partir de um escaneamento em 3D do corpo do baiano. O resultado final reproduz seu busto, especificamente.

A iniciativa integra o NFT.Rio, evento internacional sobre o tema que ocorrerá no Parque Lage, no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A obra virá a público já no próximo domingo (26), quando Gilberto Gil celebra seu aniversário de 80 anos.

Apenas 50 cópias do NFT serão disponibilizadas para venda, enquanto outras 150 serão doadas para membros de uma rede que patrocina o evento.

O valor de venda da obra será definido pelas 150 pessoas que serão agraciadas gratuitamente. Elas devem seguir parâmetros de oferta e demanda para chegar a um preço competitivo de mercado.

SOBRE O PALCO

O ator Expedito Araújo, que atualmente reside em Moçambique, fez uma leitura dramática da peça "Chovem Amores na Rua do Matador", na semana passada, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A obra foi adaptada para o teatro a partir de conto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa. A atriz Iara Jamra e o produtor cultural Celso Curi estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.