Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Índice de meninas grávidas em SP cai 52% em cinco anos, diz prefeitura

Gestão afirma que políticas de contracepção e de educação sexual nas escolas contribuem para a queda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O índice de meninas na cidade de São Paulo que se tornaram mães com idades entre 10 e 14 anos caiu 52% entre 2016 e 2021. No mesmo período, as gestações entre adolescentes de 15 a 19 anos registraram queda de 43%, segundo a prefeitura do município.

Jovem de 16 anos, grávida de seis meses, em São Paulo - Lalo de Almeida - 16.abr.2004/Folhapress

PARA DEPOIS

Os dados marcam o sexto ano consecutivo em que a incidência de gravidez na adolescência segue decaindo na capital paulista. Em 2016, 691 meninas com menos de 15 anos deram à luz. No ano passado, esse número foi reduzido para 335. Já a diminuição entre aquelas de 15 a 19 anos foi de 19.684 partos, em 2016, para 11.287 em 2021.

SOMA DE FATORES

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) comemora e atribui a queda contínua a políticas públicas voltadas à contracepção e à educação sexual e reprodutiva nas escolas. No ano passado, foram introduzidos 12.400 implantes contraceptivos subdérmicos em adolescentes —um incremento anual de cerca de 40% desde 2019.

ORIENTAÇÃO

Ao todo, 300 médicos de 179 Unidades Básicas de Saúde foram capacitados para o procedimento, assim como os profissionais que atuam em consultórios na rua.

LIÇÃO DE CASA

Nas escolas, segundo a Prefeitura de SP, alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental têm participado de ações sobre direitos sexuais e reprodutivos.


NOITE FESTIVA

A cantora Luciana Mello e o tenor Jean William se apresentaram, na noite de segunda (27), no jantar que o grupo G10 Favelas realizou no Palácio Tangará, em São Paulo. O apresentador Edu Guedes e a namorada, a bailarina Jaque Ciocci, também estiveram presentes no evento que arrecadou fundos para a campanha "Natal Solidário".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.