Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 PIB

Lula avalia que chegou o momento de abrir a agenda para o empresariado

Ampla vantagem sobre Bolsonaro nas pesquisas fez crescer a fila de empresários, banqueiros e entidades que aguardam para conversar com o ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula e setores do PT avaliam que chegou o momento de o ex-presidente abrir a agenda, de forma mais ampla, para dialogar com o empresariado. Os encontros dele com representantes do PIB, até agora, tinham sido restritos a praticamente reuniões com velhos conhecidos, como Abilio Diniz e José Seripieri Junior, da Qsaúde.

O ex-presidente Lula (PT) discursa durante durante evento em Porto Alegre - Silvio Avila - 1º.jun.2022/AFP

DATA CERTA

A permanência de Lula em ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas fez crescer a fila de empresários, banqueiros e entidades representativas que aguardam para conversar com ele.

DATA CERTA 2

Um jantar maior em torno de Lula já está sendo organizado, inclusive com a venda de ingressos, para arrecadação de recursos para o PT. O vice, Geraldo Alckmin, estará presente _ele tem participado das reuniões restritas de Lula com o empresariado. O evento deve ocorrer até o fim do mês.

RODA ABERTA

Até agora, o petista tinha dado preferência para agendas com políticos e movimentos sociais. Com as conversas sobre alianças avançadas nos estados, ele agora poderia abrir espaço também para o chamado PIB.

VOZ

O próprio partido já vinha enviando emissários para conversar com representantes do PIB. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha, hoje deputado federal, já tiveram encontros para dialogar sobre o que Lula poderá fazer na economia, caso seja eleito.

BATEU

Segundo um dos interlocutores de Lula que mantém pontes com empresários, banqueiros e economistas ligados a eles, a impressão é de que o grupo ainda é majoritariamente bolsonarista. O entusiasmo público com Jair Bolsonaro, no entanto, tem diminuído por causa das investidas consideradas golpistas do presidente que, atrás nas pesquisas, segue colocando em dúvida o já testado sistema eleitoral brasileiro.

LEVOU

A possibilidade de Bolsonaro conturbar o país ao colocar em dúvida o resultado das eleições assustaria parte do empresariado, já que a turbulência que poderá ser gerada pelas falas e iniciativas dele diante de uma derrota afetaria diretamente seus negócios —inclusive derrubando os papéis do país e das empresas no exterior.

PALCO

A atriz Carol Costa foi fotografada em seu camarim enquanto se preparava para subir ao palco na pré-estreia de "Peter Pan", no Teatro Alfa, em São Paulo, na semana passada. Os atores Matheus Ribeiro e Saulo Vasconcelos também estão no elenco da montagem.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.