Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula e Janja testam positivo para Covid

Casal foi ao hospital Sírio Libanês para fazer exames; petista já tomou quatro doses da vacina contra a doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Janja e Lula no lançamento do livro 'Querido Lula: Cartas a um Presidente na Prisão', no Tuca, em São Paulo - Bruno Santos - 31.mai.2022/Folhapress

O ex-presidente Lula e sua mulher, Rosângela da Silva, a Janja, testaram positivo para Covid-19.

Eles chegaram a ir neste domingo (5) ao hospital Sírio Libanês para fazer exames. Ela está com sintomas, ainda que leves. O petista está assintomático.

Os dois, que se casaram no dia 18 em SP, foram atendidos pelo cardiologista Roberto Kalil Filho.

Ainda não foram realizados exames detalhados, já que o casal passa bem. Lula já tomou quatro doses da vacina contra a doença. Janja tomou três.

A desconfiança é que eles podem ter contraído Covid na série de viagens recentes que fizeram, em que a agenda era intensa. Entre outros lugares, os dois estiveram no Rio Grande do Sul. No sábado, ele participou de evento que discutiu a questão ambiental. A agenda foi feita ao lado de seu candidato a vice, o ex-governador de SP Geraldo Alckmin.

O petista cancelou toda a sua agenda e deve permanecer em casa nos próximos dias, em isolamento.

A informação foi confirmada à coluna pela assessoria do ex-presidente.

É a segunda vez que Lula pega Covid-19. Em dezembro de 2020, ele viajou para Cuba e foi diagnosticado ao chegar ao país.

Apesar de fazerem o teste antes de embarcar, o petista e a comitiva de nove pessoas que viajou à ilha com ele fizeram novos exames ao desembarcar. Todos estavam infectados e tiveram que fazer quarentena.

Na época, o ex-presidente também foi submetido a um exame de tomografia que mostrou lesões no pulmão, compatíveis com broncopneumonia associada à Covid-19.

Uma mensagem foi postada neste domingo (5) também nas redes sociais do petista.

"O ex-presidente Lula e sua esposa Janja foram diagnosticados hoje com Covid-19. Os dois estão bem, ex-presidente assintomático e Janja com sintomas leves. Ficarão em isolamento e acompanhamento médico nos próximos dias", diz o comunicado.

Na segunda, a presença de Lula era esperada no lançamento do chamado Quilombo nos Parlamentos, uma iniciativa suprapartidária com mais de cem pré-candidatos que pretende aumentar a representatividade negra no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas estaduais.

Para terça, a agenda oficial do pré-candidato previa uma conversa dele sobre o setor elétrico e o projeto privatização da Eletrobras na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.