Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Maria Augusta Ramos recebe Gleisi, ex-Odebrecht e advogados em estreia de documentário

Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, sediou sessão do longa 'Amigo Secreto' na segunda (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A diretora Maria Augusta Ramos recebeu convidados como o ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar na pré-estreia do documentário "Amigo Secreto". A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, compareceu ao evento, que ocorreu no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, na segunda-feira (13).

Os advogados Gabriela Araújo, Marco Aurélio de Carvalho e Dora Cavalcanti foram assistir ao filme. A desembargadora aposentada Kenarik Boujikian, os advogados Cristiano Zanin, Walfrido Warde e Pedro Serrano e o deputado estadual Emidio de Souza (PT) também compareceram.

Lula (PT), Sergio Moro (União Brasil) e o lawfare (uso da lei para perseguição política) estão no centro do novo documentário da cineasta. Ela conta a história a partir do trabalho de jornalistas que, por meio de mensagens vazadas do Telegram de procuradores da Operação Lava Jato, expuseram a proximidade entre os membros da força-tarefa e o então juiz. A série de reportagens ficou conhecida como "escândalo da Vaza Jato".

O longa acompanha os jornalistas Leandro Demori, então do The Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, então do El País Brasil, nos bastidores da cobertura jornalística. O documentário é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda e estreia nos cinemas nesta quinta (16). A distribuição é da Vitrine Filmes.

"Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato", diz a sinopse da produção. "Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia", afirma ainda.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.