Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus LGBTQIA+

Ministério Público de SP denuncia influenciadora feminista por preconceito contra trans e travestis

Um dos alvos de Isabela Cepa foi a vereadora Erika Hilton (PSOL); eventual condenação pode resultar em dez a 25 anos de prisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público de São Paulo ofereceu uma denúncia contra a influenciadora feminista Isabela Cepa, a @afeminisa, por supostamente praticar e incitar discriminação e preconceito contra mulheres trans e travestis em postagens nas redes. Uma eventual condenação pode resultar em dez a 25 anos de prisão.

Fachada de um dos prédios do Ministério Publico paulista, em São Paulo - Adriano Vizoni - 29.ago.2014/Folhapress

NADA SEI

Procurada, Isabela Cepa diz que não foi intimada e que não se interessa em saber sobre o caso. "Não estou sabendo de denuncia nenhuma, sequer fui intimada. Também não tenho interesse em saber porque ando ocupada com os processos contra o meu agressor. Mas, se há algo a dizer, é que o fato de a Folha ter me procurado para falar sobre isso e não sobre meu caso de violência doméstica apenas prova o meu ponto", afirma.

HOLOFOTE

Um de seus alvos foi a vereadora Erika Hilton (PSOL), pré-candidata a deputada federal. Sexta mais votada para a Câmara Municipal de São Paulo em 2020, ela foi a primeira mulher transgênero a ocupar uma cadeira na Casa.

MEGAFONE

Isabela, que acumula cerca de 50 mil seguidores no Instagram, reagiu à votação. "Candidatas verdadeiramente feministas não foram eleitas. A mulher mais votada é homem", disse em vídeo publicado nas redes. "Quem votou nessas p*?", questionou.

A vereadora Erika Hilton no plenário da Câmara Municipal de São Paulo - Rafa Canoba - 12.nov. 2021/Divulgação

LETRA

"Não foi, contudo, a única publicação transfóbica feita pela denunciada em sua rede social", diz o promotor Bruno Orsini Simonetti, que aponta quatro outros posts feitos entre agosto de 2021 e abril de 2022. Segundo o MP, as publicações configuram o crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou o preconceito.

MANADA

"A publicação em canal de comunicação induz outros grupos sociais a terem por legítimo a discriminação, reforçando o estigma social, tendo-se por aceitável a inferiorização e adoção de comportamentos de rejeição e hostilidade a um grupo vulnerável", afirma Simonetti na denúncia.

DE FORA

O Ministério Público ainda afirma que as mensagens são excludentes em relação a pessoas trans e disseminam a ideia de hierarquização e de supressão de direitos fundamentais, uma vez que nega o reconhecimento à identidade de gênero.

DESTINATÁRIO

Isabela Cepa nega que tenha se referido a Erika Hilton em suas postagens. Seu xingamento, afirma, teria sido direcionado a coletivos que disputaram o pleito de 2020. Ela também diz que tomará medidas legais sobre o caso.

DENÚNCIA

O caso chegou ao Ministério Público após pedido de abertura de inquérito policial por Erika Hilton, que é representada pela advogada Priscila Pamela.


PULA A FOGUEIRA

A cantora Mariana Aydar subiu ao palco para realizar um show no Arraial da Arara, na noite de terça-feira (13), no hotel Rosewood São Paulo, na capital paulista. O cantor Seu Jorge e a namorada, Karina Barbieri, estavam entre os convidados do evento. A socialite Narcisa Tamborideguy aproveitou a folia junina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.