Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Movimento Direitos Já! reúne 11 partidos em defesa do processo eleitoral

Encontro ocorreu na noite de segunda (30), em São Paulo, e recebeu também lideranças da sociedade civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia realizou uma reunião com representantes de 11 partidos e de organizações da sociedade civil na noite de segunda-feira (30), em São Paulo, para discutir o cenário de ameaças às eleições deste ano.

A reunião ocorreu na casa da presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e foi organizada pelo líder do movimento, Fernando Guimarães.

Movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia realiza reunião com representantes de 11 partidos e de organizações da sociedade civil em São Paulo - Arquivo Pessoal

Os presidentes do PSDB, PSB e PV —Bruno Araújo, Carlos Siqueira, José Luiz Penha, respectivamente– participaram do encontro, assim como os vice-presidentes do PC do B e do Podemos, Walter Sorrentino e Alfredo Martins Correia, e o secretário-geral do PT, Paulo Teixeira.

"Há uma responsabilidade diante deste momento em que há uma tensão no processo eleitoral em que o mandatário [Jair Bolsonaro (PL)] busca tensionar [o pleito], desacreditando instituições como o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e as urnas eletrônicas", afirma Fernando Guimarães.

Ainda estavam presentes o coordenador nacional do PSD, Ricardo Patah, o presidente estadual do Novo em São Paulo, Alfredo Fuentes, o secretário-geral adjunto do MDB em São Paulo, Rodrigo Arenas, e o presidente municipal do PDT em São Paulo, Antonio Neto.

Além dos políticos, representantes da sociedade como o fundador da Educafro, Frei David, a ex-secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo Eunice Prudente, a ex-senadora Eva Blay, o ex-ministro da Justiça José Gregori e a socióloga Maria Alice Setubal, a Neca, também compareceram.

Durante o encontro, foi apresentado o Conselho de Acompanhamento do Processo Eleitoral, organizado pelo Direitos Já!, que irá manter diálogo com os partidos e a sociedade civil para garantir a normalidade das eleições.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.