Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus forças armadas

Movimento processa Exército por convocar jovem pacifista contra a sua vontade

Livres diz já ter conseguido a dispensa de cerca de 800 associados argumentando objeção de consciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um jovem cearense de 19 anos entrou com uma ação contra a União e contra o Comando da 10ª Região Militar do Exército por ter sido convocado a prestar serviço militar contra a sua vontade. Ele se apresenta como um pacifista.

Militares da aviação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica durante treinamento de condução de helicópteros em voo noturno, em Taubaté (SP) - Eduardo Anizelli - 18.ago.2021/Folhapress

NEGADO

O jovem deu entrada no alistamento obrigatório em abril de 2021. Em março deste ano, oito dias antes de ser convocado, ele apresentou um requerimento de prestação de serviço alternativo para obter o certificado de dispensa. O pedido foi vetado.

DISCORDO

Ele sustentou haver objeção de consciência, uma vez que, por ser pacifista, teria suas crenças e convicções contrariadas pelo exercício do trabalho militar. O jovem também é associado ao movimento liberal Livres, que defende o alistamento voluntário. A entidade é responsável pela assistência jurídica do caso.

DISCRIMINADO

O advogado que o representa, Irapuã Santana, afirma ainda que o jovem se tornou alvo de bullying nas dependências do Comando da 10ª Região Militar por perseguir o direito de exercer sua convicção de não violência.

EXISTÊNCIA

"Apesar de cumprir todas as exigências feitas pelo Exército brasileiro para não prestar o serviço militar obrigatório, Santiago tem sido submetido a um regime cuja natureza é moralmente oposta à de sua condição de ser humano", diz Santana.

TROPA

O Livres diz já ter conseguido a dispensa de cerca de 800 associados argumentando objeção de consciência. Essa é a primeira vez que a entidade lida com uma pessoa que aceita contestar a convocação mesmo depois de já ter sido incorporada.

LÁ E CÁ

"Países como França e EUA, que são algumas das maiores potências militares do planeta, não obrigam seus cidadãos a se alistarem. Não faz sentido nenhum o Brasil manter essa prática, sendo que não somos um país que tradicionalmente faz uso militar das suas forças de defesa", afirma o diretor-executivo do Livres, Magno Karl.

NOS CONFORMES

Procurado, o Comando Militar do Nordeste afirma que o jovem não manifestou descontentamento com a sua experiência no Serviço Militar ao chefe de instrução em nenhum momento e que a manifestação de objeção de consciência foi apresentada fora do prazo legal.

CARA NOVA

O ator Sergio Guizé posa caracterizado como o vaqueiro Zé Paulino, personagem que viverá em "Mar do Sertão" (TV Globo) - Ronald Santos Cruz/Globo/Divulgação

O ator Sergio Guizé foi fotografado pela primeira vez caracterizado como o vaqueiro Zé Paulino, personagem que viverá em "Mar do Sertão", nova novela das seis da TV Globo. Na trama, ele é dado como morto após sofrer um acidente e surpreende a todos quando reaparece dez anos depois. Criado e escrito por Mario Teixeira, o folhetim tem direção artística de Allan Fiterman e está programado para o segundo semestre deste ano.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.