Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

OAB vai demorar mais de 3 meses para divulgar posição sobre indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira

Parecer já aprovado pela comissão de estudos constitucionais da entidade diz que ele foi inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O parecer aprovado na Comissão de Estudos Constitucionais da OAB que condena o indulto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) está parado há mais de um mês.

A situação começa a gerar tensão entre conselheiros que querem votar a peça no conselho federal da entidade, para que ela finalmente firme uma posição sobre o assunto.

O deputado Daniel Silveira
O deputado Daniel Silveira - Evaristo Sa -21.mar.2022/AFP

SINAL VERMELHO

O parecer foi feito pelo jurista Lenio Streck, a pedido da comissão. Entregue no dia 24 de abril, ele foi aprovado três dias depois, em 27 de abril. E ficou parado.

CADÊ?

Em maio, em uma reunião do Conselho Federal, três integrantes do colegiado questionaram a demora: o advogado Alberto Toron, que levantou a questão, e os ex-presidentes da OAB Reginaldo de Castro e Cezar Britto. Ficaram sem resposta.

NO PARTICULAR

O parecer de Lenio Streck afirma que o indulto concedido por Bolsonaro é totalmente inconstitucional, por desvio de finalidade. O jurista afirma que todo ato de autoridade precisa ter como finalidade o interesse público, e que no caso de Silveira há apenas interesse particular.

EM PÚBLICO

O parlamentar foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. Em seguida, foi indultado por Bolsonaro.

NA FILA

O presidente da OAB, José Alberto Simonetti, diz que recebeu o parecer na sexta (10) e que ele entrará na fila para ser incluído na pauta do conselho depois do recesso de julho.

NEVOU

Gil do Vigor exibe novo visual com os fios platinados
Gil do Vigor exibe novo visual com os fios platinados - Luana Chaves/Divulgação

O ex-BBB e economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fez uma mudança radical no visual: platinou o cabelo. Foi a primeira vez que Gil pintou os fios, que são castanhos. A aplicação da tintura foi feita na sexta (10), em um salão no Rio de Janeiro, para uma campanha da Niely Cor&Ton. Segundo ele, a mudança exterior reflete processos internos de quebras de tabus. "Eu sempre quis platinar, mas pensava: Será que vão falar? Será que vão me ver diferente? Ficava com esse receio, mas tomei essa coragem e está sendo muito legal."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.