Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ocupação de UTI Covid ultrapassa os 80% em quase metade dos hospitais privados de SP

Levantamento é do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma nova pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) revela que 40% das instituições privadas que têm leitos de UTI dedicados ao atendimento da Covid-19 já registram uma taxa de ocupação entre 81% e 100% nessas alas.

TENDÊNCIA 

Já entre hospitais que não possuem um setor específico para pacientes que recebem o diagnóstico da doença, 40% afirmam ter entre 61% a 80% de seus leitos de terapia intensiva ocupados, justamente pela chegada de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Equipe médica realiza procedimento em paciente da UTI Covid do Einstein, em São Paulo
Equipe médica realiza procedimento em paciente da UTI Covid do Einstein, em São Paulo - Eduardo Anizelli -9.dez.2020/Folhapress

TENDÊNCIA 2 

A sondagem ainda mostra que, com a alta de casos de pessoas contaminadas pelo vírus nas últimas semanas, a ocupação de leitos clínicos varia de 81% a 100% em metade dos hospitais privados paulistas que possuem alas para a Covid-19. O mesmo índice se repete em 41% daqueles que não têm vagas exclusivas para a doença.

EM ALTA 

Do total de 95 hospitais privados que responderam à pesquisa, 42% afirmaram que o atendimento para casos de Covid-19 nos serviços de emergência registrou uma alta entre 21% e 40% nos últimos 15 dias. Para 29% dos hospitais, esse índice superou os 100%.

TUDO DE NOVO 

Segundo a entidade, os números confirmam que a Covid-19 está levando pacientes de volta aos hospitais.

DISTANTE FIM 

"Apesar das medidas de flexibilização, conclui-se que a pandemia não acabou e que torna-se imprescindível que a população tome o reforço da vacina e continue mantendo os protocolos de segurança como uso de máscara em ambientes fechados, lavagem das mãos e evitar aglomerações", afirma o médico e presidente do sindicato, Francisco Balestrin.

PEQUENOS

Outro dado que chama a atenção: em 40% dos hospitais que possuem leitos de UTI pediátrica, a taxa de ocupação varia de 61% a 80%.

RECORTE 

A pesquisa SindHosp também questionou quais eram as idades mais frequentes entre pacientes com Covid-19. Dos respondentes, 88% afirmaram que a faixa etária entre 19 e 29 anos é a mais recorrente nos prontos-socorros, enquanto 42% apontaram para pacientes que têm entre 30 e 50 anos.

RECORTE 2 

Já no âmbito das internações, 39% disseram ter leitos ocupados por pessoas entre 30 e 50 anos. E outros 51% disseram predominar casos entre pessoas de 51 a 80 anos.

RECORTE 3

Em 41% das unidades de saúde que responderam à pesquisa, os leitos de UTI estão majoritariamente ocupados por pessoas entre 30 e 50 anos, enquanto 45% relatam ocupação predominante por pacientes de 51 a 80 anos.

SALDO 

Realizado entre os dias 3 e 14 deste mês, a pesquisa reúne respostas de 95 hospitais —o que corresponde a 25% da amostra e é considerado um número significativo pelo SindHosp. Juntas, as unidades de saúde somam 8.907 leitos clínicos, 2.790 vagas em UTI e 479 leitos em UTI pediátrica.


ESTANTE

Acompanhado da mulher, a professora Ana Estela, o ex-prefeito e pré-candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) recebeu convidados como o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), e a esposa, Lu Alckmin, no lançamento de seu livro "O Terceiro Excluído – Contribuição para uma Antropologia Dialética", na noite de segunda (13), na livraria Martins Fontes, na capital paulista. O escritor e neurocientista Sidarta Ribeiro compareceu ao evento. A advogada Priscila Pamela também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.