Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Salomão é aprovado no Senado para ser o novo Corregedor Nacional de Justiça

Ministro do STJ teve papel fundamental para aprovar teses jurídicas que combatem as fake news nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi aprovado para compor no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no cargo de Corregedor Nacional de Justiça no biênio 2022/2024.

A sabatina foi realizada na quarta (1º), na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado.

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), durante sabatina no Senado
O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), durante sabatina no Senado - Divulgação/TV Senado

Depois disso, o nome dele foi aprovado em votação de ampla maioria, com 54 votos contra 5, e uma abstenção.

A posse será no dia 25 de agosto.

No STJ desde 2008, Salomão tem 14 livros publicados, e mais dez em parceria com outros autores.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele é pós-graduado em direito comercial, foi promotor de Justiça em SP e já deu aula em diversas universidades.

Já no STJ, em Brasília, ele integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

No cargo, ele teve papel fundamental para a fixação de novas teses jurídicas que tentam coibir a disseminação de notícias falsas no processo eleitoral, as chamadas fake news.

Uma delas é a determinação de que o uso de aplicações digitais e mensagens instantâneas que promovam disparos em massa com mentiras contra adversários políticos, ou em benefício próprio, podem levar à cassação do registro ou diploma e de inelegibilidade de um político por oito anos.

Outra proposta de Salomão acatada pelo plenário do TSE foi a de que ataques infundados ao sistema eletrônico de votação e à democracia, inclusive pela internet e pelas redes sociais, "induzindo o eleitor à falsa ideia de fraude", podem caracterizar abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação social, levando também à cassação do registro ou diploma, e à inelegibilidade por oito anos.

EPÍSTOLA


A atriz Camila Pitanga participou da apresentação de lançamento do livro "Querido Lula: Cartas a um Presidente na Prisão" (editora Boitempo), na quarta-feira (31), no teatro Tuca, em São Paulo. Ela e outros artistas, como a atriz Denise Fraga, leram cartas enviadas ao ex-presidente enquanto ele esteve preso. A cantora Zélia Duncan também participou da performance.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.