Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro marca jantar com empresários em SP no dia de ato contra ataques à democracia

Encontro pode se transformar em contraponto a protesto de banqueiros, industriais, juristas e artistas contra afirmações e atos golpistas do presidente da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença em um jantar com empresários em São Paulo no dia 11 de agosto —data em que será lançado um manifesto contra ataques que ele tem feito às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral.

O ato pela democracia, na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo, deve reunir banqueiros, empresários, artistas, juristas, economistas e várias outras personalidades.

Já o encontro de Bolsonaro, realizado pelo grupo Esfera Brasil, deve reunir nomes como Abilio Diniz, do Carrefour, Flávio Rocha, da Riachuelo, Cândido Pinheiro, da Hapvida, e Eugênio Mattar, da Localiza.

O presidente Jair Bolsonaro participa do Global Agribusiness Forum 2022, em São Paulo - Carla Carniel - 25.jul.2022/Reuters

O grupo, presidido pelo empresário João Carlos Camargo, também convidou o ex-presidente Lula (PT) para conversar com seus associados. O petista ainda não marcou data para se reunir com eles.

Embora o Esfera Brasil seja uma organização apartidária que tem convidado lideranças de todas as agremiações políticas para reuniões e debates, o encontro do dia 11 pode se transformar em um contraponto ao ato que critica as tentativas de Bolsonaro de desacreditar as eleições, consideradas golpistas.

O documento em prol da democracia, chamado de "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", que será lido no Pátio das Arcadas da faculdade de Direito, já tem mais de 100 mil assinaturas e foi endossado por banqueiros e empresários de peso.

Entre eles estão Roberto Setubal, Pedro Moreira Salles e Candido Bracher, do Itaú Unibanco, Fabio Barbosa, Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura, Horacio Lafer Piva, da Klabin, e Walter Schalka, da Suzano.

Endossam o documento também mais de uma dezena de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), artistas, juristas e personalidades como Chico Buarque de Hollanda, o cantor Arnaldo Antunes, o padre Júlio ​Lancellotti, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, o economista José Roberto Mendonça de Barros e o ex-presidente do banco Credit Suisse no Brasil José Olympio Pereira.

O governo Bolsonaro tem manifestado incômodo com o documento que será lido na Faculdade de Direito.

O ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, chegou a dizer que banqueiros estão aderindo à carta porque perderam recursos com o lançamento do Pix. Os bancos, no entanto, seguem registrando lucros consistentes mesmo depois da implantação do novo sistema de pagamentos.

O presidente deve comparecer ao jantar com alguns de seus principais ministros.


CURVAS

O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e o cônsul-geral adjunto da Suíça em São Paulo, Michael Schweizer, recepcionaram convidados na abertura da exposição "Le Corbusier — A Arquitetura Moderna Declarada Patrimônio da Humanidade", na semana passada, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A artista Sonia Guggisberg passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.