Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cade abre inquérito para apurar se White Martins privilegiou Coca-Cola

Fabricantes de refrigerantes afirmam que companhia interrompeu o fornecimento de matéria-prima para algumas empresas, mas manteve o abastecimento para grandes indústrias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu inquérito para apurar se a White Martins cometeu infrações à ordem econômica ao interromper abruptamente o fornecimento de CO2 para fabricantes de refrigerantes.

Pequenos e médios empresários do setor afirmam que, ao mesmo tempo em que ficaram sem o insumo, a companhia manteve o abastecimento do gás para grandes indústrias como a Coca-Cola. O CO2 é essencial na fabricação de bebidas gaseificadas.

Caminhão da White Martins
Caminhão da White Martins - Zo Guimaraes -1.jun.2015/Folhapress

Em maio, o deputado federal Enio Verri (PT-PR) entrou com uma representação no Cade pedindo uma investigação sobre o caso. Em despacho publicado na quarta (29), o superintendente-geral do órgão, Alexandre Barreto de Souza, determinou a abertura do inquérito administrativo.

Segundo a denúncia apresentada pelo parlamentar, ao continuar o fornecimento do CO2 para a Coca-Cola e deixar outros fabricantes sem a matéria-prima a White Martins "fere os interesses da coletividade, impede o público consumidor de ter acesso a uma maior diversidade de produtos no mercado, possibilita a manipulação de preços ao consumidor final e viola as garantias constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência."

Os empresários afirmam que o problema começou em março. Eles dizem que foram informados sobre a interrupção do fornecimento de CO2 por meio de uma carta. Na ocasião, a White Martins liberou os fabricantes para buscarem o insumo com outras empresas —muitos tinham contrato de exclusividade com a companhia.

O problema, segundo o setor, é que essas outras empresas são incapazes de atender a demanda do mercado, já que a White Martins é a principal fornecedora da matéria-prima no país. Alguns empresários tiveram de paralisar as suas produções por causa da falta da matéria-prima. O problema atingia especialmente fabricantes do Sul e do Sudeste do país.

Segundo o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros, o fornecimento de CO2 para os pequenos e médios fabricantes voltou a ser feito pela White Martins em meados de junho e já está praticamente normalizado.

Para ele, é importante, porém, que o Cade investigue a irregularidade a fim de evitar que situação semelhante volte a ocorrer. "Nós vivemos em um mundo globalizado, onde tudo é concentrado. O primeiro problema que der novamente, vai sobrar para as empresas pequenas", afirmou.

Procurada, a White Martins diz que está "empreendendo todos os esforços para manter o fornecimento aos seus clientes, independentemente do porte". Segundo a companhia, há restrições "em algumas localidades específicas" gerado pela parada de manutenção da empresa que fornece CO2 bruto à planta de produção da empresa, localizada em Cubatão (SP)."

Ainda segundo a White Martins, a situação de falhas no fornecimento é temporária. "Os clientes foram avisados antecipadamente de que poderia haver restrições temporárias no suprimento de CO2 em função da falta da matéria-prima".

"A White Martins tem otimizado a sua logística para minimizar os impactos aos seus clientes, priorizando situações específicas, como o fornecimento destinado ao armazenamento de vacinas e transporte de órgãos, assim como aplicações ambientais", diz a empresa.

"A companhia reitera que está empreendendo todos os esforços para manter o fornecimento aos seus clientes, trazendo o produto da Argentina, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos, além da transferência do CO2 de outras plantas da companhia na Bahia e em Minas Gerais", conclui.


LETRAS

A atriz Beth Goulart recebeu convidados como a irmã, a também atriz Bárbara Bruno, no lançamento do seu livro "Viver É uma Arte", na terça (28), na sede do grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo. A atriz Paloma Bernardi e a empresária Luiza Trajano prestigiaram o evento. O ator Guilherme Leme e o diretor Elias Andreato também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.