Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu câncer

Decisão do STJ sobre planos de saúde reduz acesso a tratamento de câncer infantil, dizem médicos

Dirigentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica fazem alerta sobre determinação que desobrigou operadoras de custearem procedimentos não incluídos no rol da ANS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dirigentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) afirmam que a decisão que desobriga planos de saúde de custearem procedimentos não incluídos no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) pode afetar a disponibilização de tratamentos oncológicos e reduzir as chances de cura de crianças afetadas pelo câncer. A sentença foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no mês passado.

MAPA 

O Brasil tem cerca de 8.500 novos casos de câncer pediátrico por ano, segundo a última projeção do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Pais, responsáveis e usuários de planos de saúde fizeram protesto na frente do STJ, em Brasília, em razão do julgamento sobre o rol de procedimentos
Pais, responsáveis e usuários de planos de saúde fizeram protesto na frente do STJ, em Brasília, em razão do julgamento sobre o rol de procedimentos - Pedro Ladeira -23.fev.2022/Folhapress

PERIGO

De acordo com o presidente da Sobope, Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, e o coordenador do comitê de medicina de precisão da entidade, Elvis Terci Valera, em torno de 20% dos pacientes com a doença se beneficiariam de alguma nova terapia disponível hoje. Essa possibilidade, no entanto, foi drasticamente reduzida após a decisão do STJ, afirmam eles.

FATIA 

Segundo os oncologistas, a individualização de tratamentos, a chamada medicina de precisão, por vezes é mais eficaz do que outros métodos convencionais. "Com o rol taxativo, a judicialização poderá tornar-se um processo ainda mais desgastante e moroso para famílias e crianças com câncer, onde a variável tempo tem um significado muito particular", avaliam os médicos.

TEMPO 

"Perder o momento para uso dos tratamentos adequados em oncologia pediátrica significa expor o paciente a diminuir expressivamente as suas chances de cura."

MARTELO 

Pela decisão do STJ, a operadora não é obrigada a bancar um procedimento se houver opção similar no rol da ANS —há algumas exceções. Até então, negativas de atendimento a demandas individuais eram levadas a diferentes instâncias do Judiciário.


ONDAS

A apresentadora Karyn Bravo e o produtor musical João Marcello Bôscoli prestigiaram, na noite de segunda (11), evento em comemoração aos 45 anos da Rádio Cultura FM, no Teatro B32, em São Paulo. O maestro Julio Medaglia também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.