Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades ligadas ao Ministério Público de Contas apoiam urnas após ataques de Bolsonaro

Presidente voltou a desacreditar o sistema eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) elaboraram uma nota nesta quinta (21) para manifestar publicamente a "irrefutável confiança" que possuem nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral brasileiro.

O apoio se dá na esteira dos novos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à credibilidade do sistema de votação.

TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas nas eleições de 2022
TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas nas eleições de 2022 - Abdias Pinheiro -13.dez.2021/TSE/Divulgação

"Desde a sua implementação em 1996, a urna eletrônica tem legitimado de maneira inconteste a soberana vontade popular", afirma a nota. Ainda segundo o texto, o sistema eleitoral brasileiro é reconhecido internacionalmente e garante lisura e agilidade às eleições, além de ser atestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Os procuradores de contas apoiam a Justiça Eleitoral brasileira, bem como reconhecem a competência e a qualificação de seus membros, responsáveis pela realização de sucessivas eleições livres, limpas e democráticas, as quais conferiram mandatos eletivos a atores políticos de todos os campos ideológicos", diz a nota.

As duas entidades reúnem procuradores de contas de todo o país. A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também já se manifestou publicamente reiterando a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Na segunda (18), em uma apresentação para dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, Bolsonaro repetiu teorias da conspiração sobre as urnas eletrônicas, desacreditou o sistema eleitoral, promoveu novas ameaças golpistas e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O chefe do Executivo adotou um tom manso em sua fala, como se buscasse dar um verniz de seriedade a mais um conjunto de ilações sem provas ou indícios ao sistema eleitoral, no momento em que aparece distante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

"O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC ) e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) —instituições privadas e sem fins lucrativos, que congregam Procuradores de Contas de todo o país— vêm a público manifestar integral apoio ao sistema de Justiça Eleitoral brasileira e ao procedimento de voto eletrônico.

Desde a sua implementação em 1996, a urna eletrônica tem legitimado de maneira inconteste a soberana vontade popular. Reconhecido internacionalmente, o sistema de votação brasileiro é genuinamente defensor da democracia, porque traz consigo a lisura, a auditabilidade e a agilidade necessárias às eleições, conforme atestado pelos agentes partícipes do processo eleitoral e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável pelo Controle Externo da Administração Pública Federal.

Os Procuradores de Contas apoiam a Justiça Eleitoral brasileira, bem como reconhecem a competência e a qualificação de seus membros, responsáveis pela realização de sucessivas eleições livres, limpas e democráticas, as quais conferiram mandatos eletivos a atores políticos de todos os campos ideológicos.

Associando-se a inúmeras manifestações públicas de apoio provindas dos diversos segmentos sociais, o CNPGC e a AMPCON ratificam sua irrefutável confiança nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral do país para a constante manutenção e o devido fortalecimento do estado democrático de direito."


SÉTIMA ARTE

O ator Eduardo Moscovis recebeu convidados na pré-estreia do filme "Ela e Eu", na terça (19), no Kinoplex Itaim, em São Paulo. A atriz Tainá Müller e a cineasta Marina Person prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.