Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Grupo armamentista é denunciado ao Ministério Público por suposto sorteio de armas

Sorteio proibido teria sido realizado em evento do Proarmas, em Brasília; grupo nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Proarmas, o advogado Marcos Pollon, foi denunciado ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal por supostamente ter realizado um sorteio de armas em um encontro do grupo, ocorrido no dia 9 deste mês, em Brasília.

Uma portaria do Ministério da Economia, de setembro de 2020, proíbe a distribuição de armas e munições como prêmios.

O advogado Marcos Pollon, organizador do movimento pró-armas
O advogado Marcos Pollon, presidente de movimento pró-armas - Pedro Ladeira - 9.jul.2022/Folhapress

A ação foi apresentada pelo professor Douglas Belchior, cofundador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos, articulação nacional que reúne mais de 250 organizações, coletivos e entidades do movimento negro e antirracista. Belchior é pré-candidato pelo PT a deputado federal por São Paulo.

Segundo a representação de Belchior, Pollon teria anunciado o sorteio em vídeo ao vivo no seu canal no YouTube dois dias antes do evento.

Para burlar a lei, ele teria usado a palavra furadeira para se referir a revólver. "Aqui, na descrição do vídeo tem um link para o pessoal adquirir os convites para o nosso churrasco […] e a gente está vendo uma forma de presentear quem for no 9 de julho com o sorteio de uma furadeira", disse o advogado no vídeo.

"Estamos pensando em fazer uma furadeira para quem é do Brasil todo e outro para quem é do Distrito Federal e região. A gente vai disponibilizar um link na internet onde você se cadastra, vai ser feito um sorteio pela loteria federal e lá no evento já recebe o voucher de uma furadeira", afirmou também.

Aliado da família Bolsonaro, Pollon é pré-candidato a deputado federal pelo PL e presidente do Proarmas, maior grupo armamentista do Brasil. O evento do dia 9 teve campanha política antecipada para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com a presença dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Daniel Silveira (PTB-RJ), entre outros.

Em nota, o movimento Proarmas nega a realização do sorteio e diz que "Pollon é comumente perseguido e alvo de desinformação por trabalhar a favor da liberdade do povo brasileiro".

Douglas Belchior também denunciou o sorteio ao Ministério da Economia.


LETRAS

A cantora Karina Buhr recebeu convidados, na semana passada, na Livraria da Travessa, em São Paulo, para o lançamento do seu livro "Mainá". A escritora Andréa del Fuego e o guitarrista Edgard Scandurra prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.