Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Haddad e Ciro assinam carta pela democracia

Documento será lido na Faculdade de Direito da USP no dia 11 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, e o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, assinaram o manifesto "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", que será lançado na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto.

Fernando Haddad participa de convenção da federação Brasil da Esperança, na Alesp, em São Paulo - Bruno Santos - 23.jul.2022/Folhapress

Até a tarde desta sexta-feira (29), o documento que reúne ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), juristas, banqueiros, artistas e empresários já soma mais de 448 mil adesões.

Fernando Haddad presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto, que pertence à Faculdade de Direito da USP, em 1985. Atualmente ele é professor licenciado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade.

Organizado por ex-alunos do curso de direito da USP, o manifesto é uma iniciativa suprapartidária que não menciona o nome de Jair Bolsonaro (PL). A carta foi concebida com expressões moderadas para atrair o maior número possível de signatários, evitando termos que soassem radicais, divisivos, pró-PT, anti-Bolsonaro ou de qualquer forma partidário.

Como publicado na Folha, uma das análises sobre a estratégia é a de que, com esse formato, o documento segue à risca uma das principais lições de intelectuais que estudam o avanço do autoritarismo em diferentes países —a de que a formação de uma coalizão tão ampla quanto possível é a melhor maneira de barrar aventuras golpistas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, o ex-prefeito Fernando Haddad não participou da redação da carta pela democracia, mas, sim, assinou o documento. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.