Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Eleições 2022

Membros da Justiça Eleitoral se reunirão em SP em evento que contraria falas golpistas de Bolsonaro

Encontro será realizado na Cinemateca, na véspera da leitura de carta pela democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um evento que será realizado nesta semana com magistrados de Tribunais Regionais Eleitorais, um ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogados eleitoralistas deve reafirmar o apoio à democracia e ao sistema eleitoral, fazendo um novo contraponto à retórica estimulada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Jair Bolsonaro participa do Global Agribusiness Forum 2022, em São Paulo - Carla Carniel - 25.jul.2022/Reuters

EM TELA

Sediado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o encontro ocorrerá na próxima quarta-feira (3), às vésperas da leitura da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito" —este último evento, marcado para o dia 11 de agosto. Na ocasião, será lançado o projeto documental "Memória do Direito Eleitoral Brasileiro: História Audiovisual’’.

EU VOU

Estarão presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, o desembargador e ex-presidente da corte Waldir Sebastião de Nuevo Campos e o ex-ministro do TSE José Eduardo Alckmin.

RSVP

Juízes e desembargadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul e membros do Ministério Público Eleitoral também foram convidados para a estreia na Cinemateca.

TRAJETÓRIA

Organizado pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), o projeto documental reúne entrevistas feitas com personagens considerados emblemáticos para a história da Justiça Eleitoral brasileira.

EU ESTAVA LÁ

Um deles é o advogado Arnaldo Malheiros, que trabalhou para restituir os direitos políticos de Fernando Henrique Cardoso após a ditadura militar (1964-1985).

POSTERIDADE

"A evolução da democracia tem que ser registrada e festejada", afirma o advogado Francisco Octavio de Almeida Prado Filho, um dos coordenadores da produção.

COINCIDÊNCIAS

De acordo com Prado Filho, o projeto teve início em 2019 e não foi pensado como uma resposta aos ataques recentes feitos às urnas. "Mas calhou de ser lançado nesse momento. É um gesto de apoio às nossas instituições", afirma ele à coluna.

FONE

Francisco El Hombre
A banda Francisco El Hombre - Renata Monteiro/Divulgação

A banda Francisco, el Hombre vai lançar na próxima quinta-feira (4) o single "Arranca a Cabeça do Rei". "Essa música fala de uma das maiores utopias que a gente defende. É um sonho anárquico", afirma Sebastianismos, que forma o conjunto ao lado de Lazúli, Mateo Piracés-Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff. A faixa incorpora uma mistura de gêneros musicais como o ska e o rock, e faz referência à banda espanhola Ska-P. "Em momentos de opressão contra o povo, é preciso de união para dar um fim nisso. Toda figura autoritária eventualmente pode ocupar uma posição de opressão também. Seja um rei, imperador ou presidente", segue Sebastianismos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.