Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Globo é investigada pelo MPT após denúncia de racismo em novela

Apuração deve abranger o comando do núcleo de dramaturgia da emissora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu uma investigação para apurar a suposta prática de racismo contra atrizes da novela "Nos Tempos do Imperador", da TV Globo. A atriz Roberta Rodrigues, uma das autoras da denúncia, foi ouvida nesta terça-feira (12).

A investigação deve abranger o comando do núcleo de dramaturgia da Globo. O Ministério Público do Trabalho já intimou cerca de oito pessoas, entre diretores e outros integrantes da produção da trama, para colher seus depoimentos.

Os personagens Dom Pedro 2º (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella), da novela "Nos Tempos do Imperador", da Globo - João Miguel Júnior/Globo

O MPT também vai investigar queixas de que atores brancos receberiam mais pelos mesmos trabalhos desempenhados por seus pares negros. Uma atriz com décadas de carreira afirma ter sido remunerada com valores inferiores aos recebidos por atrizes brancas que eram iniciantes e tiveram poucas participações na novela.

Procurada, a Globo diz, em nota, que desconhece a investigação e que não tolera preconceito racial. "A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas", afirma.

Além de Roberta Rodrigues, a atriz Dani Ornellas também encabeçou as denúncias reveladas pela coluna em fevereiro deste ano. Segundo seus advogados, o ex-diretor artístico da novela Vinicius Coimbra teria dito que dirigentes acima dele tinham ciência das práticas que ocorriam no set.

Acusado de racismo pelas atrizes, Coimbra foi demitido da emissora em março deste ano. Na ocasião, segundo sua defesa, a emissora justificou a demissão por prática de assédio moral, não de racismo.

Ainda de acordo com as denunciantes, todo o elenco negro da trama teria sido submetido a atos de racismo durante a produção.

A defesa das atrizes é feita pelos advogados Djeff Amadeus, Gustavo Proença, Carolina Bassin e Lorena Martins.

"Quando as aranhas de se juntam, elas são capazes de criar teias para parar até um leão. E é justamente isso o que a gente pretende com toda essa movimentação", afirma Amadeus.

Os advogados Djeff Amadeus e Carol Bassin, as atrizes Roberta Rodrigues e Dani Ornellas e o advogado Gustavo Proença, no Rio de Janeiro, nesta terça (12) - Arquivo pessoal

O advogado Gustavo Proença, por sua vez, destaca a importância da luta antirracista e do apoio de pessoas brancas junto à investigação conduzida pelo Ministério Público do Trabalho fluminense.

"Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Ser antirracista, nesse caso, é se mostrar aliado na prática. Quando as pessoas forem intimadas nesse procedimento, contamos com elas e outros para que demonstrem toda a sua indignação com tudo", diz Proença.

Em março deste ano, após a demissão de Vinicius Coimbra, a Globo também afirmou que o preconceito racial não é uma prática tolerada pela empresa. "Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito", disse.

A empresa ainda afirmou que, em relação à novela "Nos Tempos do Imperador", poderia ter adotado precauções extras para abordar a temática racial.

O folhetim foi exibido de agosto de 2021 a fevereiro deste ano. Logo após a sua estreia, a novela que se passa durante o Brasil Império foi criticada por "romantizar a escravidão" e apresentar erros factuais.

A cena em que uma mocinha sugere ter sofrido preconceito por ser branca fez com que uma das autoras da novela, Thereza Falcão, pedisse desculpas públicas pelo "erro grosseiro". Após o ocorrido, a Globo contratou uma revisora histórica para apontar erros e imprecisões no texto.


AMORZINHO

A cantora Rachel Reis, que se prepara para lançar seu primeiro disco na quinta (14) - Flora Negri/Divulgação

Novo nome da música contemporânea brasileira, a cantora e compositora Rachel Reis divulgará nesta quinta (14) o single "Lovezinho", faixa que integrará seu primeiro álbum completo.

Com previsão de lançamento para setembro deste ano, o disco "Meu Esquema" vai suceder o EP "Encosta" e o hit "Maresia". O trabalho contará com participação da cantora Céu e apresentará ao público uma mistura de ritmos como pop, MPB, afrobeat, ijexá e arrocha.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.