Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus aborto

PTB solicita ingresso em ação no STF para defender pauta antiaborto

Legenda é representada por advogado que já deu aulas para Jair Renan Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PTB requereu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin seu ingresso como amicus curiae (amigo da corte, ou seja, interessado na causa) na ação movida por entidades para derrubar um manual do Ministério da Saúde que contraria o Código Penal de 1940, distorce dados técnicos e cria entraves para a realização do aborto legal em situações previstas em lei.

O pedido é assinado pelo advogado da sigla Luiz Gustavo Pereira da Cunha, que também é instrutor de tiro e já deu aulas para Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O instrutor de tiro Luiz Gustavo Pereira da Cunha e Jair Renan Bolsonaro - @luizgustavocunha no Instagram

"O programa do partido defende a vida desde sua concepção até a sua morte natural. Nossa contribuição será nesse caminho contra o aborto", diz Cunha à coluna.

O guia do governo federal diz que todo aborto é crime e que, portanto, não há interrupção de gravidez legal no Brasil. Também coloca como limite para o procedimento a idade gestacional de 22 semanas, o que não é previsto em lei.

A ação, uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), é assinada pela SBB (Sociedade Brasileira de Bioética), pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva, pelo Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) e pela Rede Unida.

O ministro Fachin, relator da ação, deu cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Ministério da Saúde explicarem a cartilha da pasta. Na decisão, o magistrado diz que parece haver no país uma "padrão de violação sistemática do direito das mulheres" em relação à realização de aborto nos casos previstos em lei.

NOITE SOLENE

Florisvaldo Fiorentino Júnior recebeu convidados em sua cerimônia de posse como Defensor Público-Geral (DPG) de São Paulo e presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), na noite de segunda (4), na capital paulista. A presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, e a procuradora geral do estado de São Paulo, Inês dos Santos Coimbra, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.