Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Site de carta pela democracia sofre mais de 2.300 ataques hacker

Detratores têm usado xingamentos para tentar tumultuar a lista de signatários; organização montou esquema de segurança digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O site Estado de Direito Sempre!, que coleta assinaturas para a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", já sofreu 2.340 tentativas de ataques hackers desde terça-feira (26), quando foi aberto ao público.

REEDIÇÃO 

Considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o texto defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia.

Faculdade de Direito da USP, no Largo Sao Francisco, em São Paulo - Eduardo Knapp - 20.jan.22/ Folhapress

DOBRADINHA 

O documento também pretende homenagear os 45 anos da "Carta aos Brasileiros", lida na Faculdade de Direito no ano de 1977. Professores e ex-alunos da universidade estão empenhados na coleta das assinaturas, com apoio de entidades da sociedade civil como o grupo Prerrogativas.

VISITA 

Até esta quarta (27), a plataforma que hospeda a carta já havia recebido mais de 4,5 milhões de acessos e somava mais de 100 mil assinaturas. Entre os signatários estão os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

ALVO 

Além dos ataques que tentam tirar o site do ar, detratores têm usado xingamentos e nomes falsos para tentar tumultuar a lista de signatários.

LUPA 

A organização do manifesto, porém, tem lançado mão de uma análise criteriosa e informatizada para checar a autenticidade dos subscritos. CPF e IPs são alguns dos dados levados em consideração para evitar fraudes.

MÁQUINA 

"Estão divulgando o nosso site na deep web para incentivar hackers a derrubá-lo, mas não conseguiram", afirma o procurador-geral do Ministério Público de Contas de SP Thiago Pinheiro Lima, que integra a organização da carta. "Não conseguiram e não vão conseguir", acrescenta.


CURVAS

O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e o cônsul-geral adjunto da Suíça em São Paulo, Michael Schweizer, recepcionaram convidados na abertura da exposição "Le Corbusier — A Arquitetura Moderna Declarada Patrimônio da Humanidade", na semana passada, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A artista Sonia Guggisberg passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.