Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Talíria Petrone está grávida pela segunda vez e diz ter ainda mais vontade de transformar o país

Deputada já é mãe de Moana Mayalú, de dois anos de idade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal e pré-candidata à reeleição Talíria Petrone (PSOL-RJ) está esperando seu segundo filho. Mãe de Moana Mayalú, de dois anos de idade, a parlamentar diz se ver ainda mais disposta a construir uma grande bancada de esquerda no pleito deste ano e a derrotar o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

"Essa gravidez está me fazendo ter mais vontade de transformar esse país, de continuar lutando para que nenhuma mãe chore a morte dos seus filhos assassinados, para que tenhamos um país sem racismo e machismo, que não haja mais violência política e para que eu e todas as outras mulheres pretas possamos exercer, com tranquilidade, o cargo para qual fomos eleitas", afirma à coluna.

0
A deputada federal Talíria Petrone no corredor de comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília - Gabriela Biló - 2.jun.2022/Folhapress

"Sigo com o compromisso de pautar, no Congresso Nacional, a defesa do nosso direito ao maternar, enfrentando o atraso que ataca diariamente a nossa existência", continua.

Para além de ter como bandeira a defesa de espaços institucionais mais acolhedores para o exercício da maternidade, Talíria Petrone é autora de um projeto que reconhece os cuidados maternos como trabalho e o contabiliza para a aposentadoria. A proposta, do ano passado, é inspirada em um projeto argentino.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.