Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro se reúne com empresários em SP em dia de operação da PF

Presidente compareceu ao encontro com os ministros da Economia, Paulo Guedes, das Comunicações, Fábio Faria, do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) almoça com representantes de setor privado nesta terça-feira (23), mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou uma operação contra empresários bolsonaristas que defenderam um golpe.

O mandatário compareceu ao encontro em São Paulo com os ministros da Economia, Paulo Guedes, das Comunicações, Fábio Faria, do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Bolsonaro, homem branco, veste camisa social branca, gravata azul-clara, paletó escuro. Ele sorri
O presidente Jair Bolsonaro, em Brasília; seu número de urna é 22 - Sergio Lima - 11.jul.2022/AFP

Para a reunião, foram convidados empresários como André Esteves, do BTG, Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, e Pablo Meneses, diretor da Qualicorp, além da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Daniella Marques, e Benjamin Steinbruch, da CSN.

O almoço é promovido pelo Grupo Esfera Brasil, do empresário João Carlos Camargo. O fato de o encontro ocorrer no mesmo dia da operação da PF foi uma coincidência.

O almoço estava marcado desde o início deste mês. Num primeiro momento, o evento iria ocorrer no dia 11. Bolsonaro, no entanto, desmarcou e agendou uma nova data, nesta terça.

Na manha desta terça, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca contra empresários que em um grupo de mensagens defenderam um golpe de Estado, caso o ex-presidente Lula (PT) vença Bolsonaro nas eleições presidenciais.

Como mostrou a coluna, o episódio enfureceu ministros e estrategistas da campanha do chefe do Executivo. Entre os alvos da operação estão amigos pessoais do presidente da República, como o empresário Luciano Hang, da Havan, e o construtor Meyer Nigri, da Tecnisa.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi quem determinou a busca e apreensão.

O grupo Esfera Brasil promove reuniões entre representantes dos setores público e privado. O encontro desta terça também ocorre um dia após a entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional.


MEDALHA

A chef Bela Gil recebeu convidados na cerimônia que deu a ela o título de Cidadã Paulistana, na segunda-feira (22). A honraria, proposta pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), foi concedida durante sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, na capital paulista. O músico Carlos Rennó passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.