Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Carla Zambelli processa Luisa Mell depois de ser chamada de 'inimiga dos animais'

Ativista diz ver ação como uma tentativa de 'intimidação e censura'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ativista Luisa Mell está sendo processada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por publicações nas redes sociais em que acusa a parlamentar de atuar contra a causa animal.

Os posts de Luisa são do ano passado e se referem ao trabalho de Zambelli à frente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que ela presidiu de março de 2021 até o início deste ano.

A deputada pede indenização de R$ 20 mil por danos morais, além da exclusão das publicações com "conteúdo difamatório e calunioso" e uma retratação pública da ativista.

Luisa Mell diz que a ação é uma tentativa de "intimidação e censura".

A ativista Luisa Mell
A ativista Luisa Mell - Ronny Santos -15.mar.2022/Folhapress

São listados no processo sete posts feitos por Luisa Mell, entre julho e dezembro de 2021. Na maior parte deles, a ativista acusa Zambelli de agir para adiar ou atrapalhar a tramitação do projeto de lei que classifica os animais como sujeitos de direitos, e não mais como coisas.

Outra publicação citada é de dezembro de 2021, em que Luísa afirma que Zambelli "é inimiga dos animais" por se apressar em "pautar a liberação da caça esportiva".

Na ação, a parlamentar argumenta que, com as publicações, a ativista criou "uma narrativa tendenciosa" e incitou ataques de ódio contra ela nas redes sociais. "A ré [Luisa Mell] criou uma realidade paralela na qual a autora [a deputada] é a responsável por todos os crimes ambientais e de maus tratos contra os animais que acontecem no país", afirma o texto.

Luisa Mell diz considerar o processo uma tentativa de "intimidação e censura" em período próximo às eleições. A ativista afirma também que irá se defender do processo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.