Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Carlos Bolsonaro foi de 'bico' à posse de Alexandre de Moraes no TSE

Ele entrou como integrante do estafe do pai, o presidente Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi levado de "bico" pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça (16).

Ele não foi convidado pelo magistrado para a cerimônia, e seu nome não constava também na lista do cerimonial. Carlos entrou no TSE como membro do estafe do presidente, em geral integrado por seguranças e assessores diretos.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos)
O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) - Sergio Lima/AFP

Já a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estava incluída no convite que Moraes levou pessoalmente ao presidente da República no Palácio do Planalto, na semana passada.

A presença de Carlos Bolsonaro surpreendeu outros ministros e autoridades que estavam presentes à posse, já que vereadores de outras cidades não foram chamados para a celebração.

Em sua lista de convidados, o novo presidente do TSE incluiu os comandantes dos demais poderes –além de Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)–, ministros do governo, senadores, deputados federais, governadores, ex-presidentes da República e candidatos à sucessão de Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro se sentou na mesma fileira que o candidato a vice-presidente da República na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Cumprimentou poucas pessoas e não aplaudiu Alexandre de Moraes quando o magistrado exaltou, em seu discurso, a segurança das urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

IMAGEM DE CARLOS BOLSONARO SENTADO NA PLATEIA DO TSE VIRALIZOU NA INTERNET

Diante da repercussão, nas redes sociais, de sua presença inesperada na cerimônia, o vereador se manifestou no Twitter.

Respondendo a uma postagem que explicava as razões do pai para levá-lo à cerimônia, ele escreveu: "Mais uma fakenews diária do blogueiro. Foi simples: eu perguntei se poderia ir com ele e [o pai] disse que sim. Fim!".

O filho de Bolsonaro é apontado como um dos comandantes do que adversários definem como "gabinete do ódio" e é acusado de espalhar fake news contra opositores. Ele coordena as redes sociais do presidente.

Uma fotografia Carlos sentado enquanto quase todos os outros convidados aplaudiam o magistrado viralizou nas redes sociais.

Dois irmãos do vereador, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foram convidados pelo TSE para a posse, por exercerem mandatos parlamentares em Brasília. Mas não compareceram.

Tuíte do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) sobre sua presença cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE
Tuíte do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) sobre sua presença cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE - @carlosbolsonaro no Twitter

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.