Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu União Europeia

Consulado da Alemanha em SP é chefiado por mulher pela primeira vez em cem anos

Martina Hackelberg tem passagens pelas embaixadas do país em Pequim e em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Consulado Geral da Alemanha em São Paulo passou a ser chefiado por uma mulher pela primeira vez em mais de cem anos. Com passagens pelas embaixadas do país em Pequim e em Brasília, a diplomata Martina Hackelberg acaba de ser nomeada cônsul-geral.

A representação alemã está em São Paulo há 153 anos. Essa será a primeira vez, porém, que a instituição terá o retrato de uma mulher em sua galeria de ex-titulares.

A cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg - Divulgação

"São Paulo é sinônimo de inovação, diversidade e energia. É aqui que a Alemanha e o Brasil podem desenvolver todo o potencial da nossa parceria", afirma Hackelberg sobre o novo posto.

Nos últimos três anos, a diplomata atuou como gerente de gabinete da vice-ministra de Relações Exteriores em Berlim. Na capital brasileira, foi adida de Cultura e Imprensa na embaixada. Ela também já representou a Alemanha nas Nações Unidas, em Viena.


ENTRE AMIGOS

A escritora Noemi Jaffe participou de uma conversa durante o lançamento do livro "A Vida Futura", do escritor e colunista da Folha Sérgio Rodrigues, na livraria Megafauna, em São Paulo. O evento foi realizado no sábado (13). O escritor Xico Sá também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.