Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Governo Bolsonaro desengaveta pedido de anistia de mulher que diz ter sido amante de ex-presidente Figueiredo

Edine Sousa Correira foi demitida do extinto SNI e alega perseguição política; caso estava parado há quase 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Jair Bolsonaro vai analisar um pedido de reconsideração de anistia de uma ex-servidora federal que diz ter sido amante do ex-presidente militar João Baptista Figueiredo. O recurso estava parado desde 2004 e agora, quase 20 anos depois, será revisto.

O ex-presidente João Baptista Figueiredo - Folhapress

PARADO NO TEMPO

Bolsonaro é um defensor entusiasmado da ditadura militar (1964-1985).

FICHA 

O caso tramita na Comissão de Anistia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Edine Sousa Correira foi demitida do extinto SNI (Serviço Nacional de Informações) em 1986, quando José Sarney assumiu a Presidência após a ditadura.

ALVO 

Na solicitação enviada à Comissão, a ex-servidora, que hoje tem 66 anos, diz ter sido vítima de perseguição política devido ao seu romance com o general, que era casado com Dulce Figueiredo. O militar não tinha uma boa relação com Sarney —e não quis passar a faixa para o sucessor. Edine pede uma indenização.

BARRADO 

Em 2004, o caso foi negado por falta de provas. A defesa de Edine entrou com recurso, que nunca foi analisado.

DE VOLTA 

A pasta diz que o caso foi "erroneamente arquivado" e que os documentos ficaram esquecidos nas caixas do acervo do ministério —em 2004, a tramitação do processo era feita de forma física.

DE VOLTA 2 

"Uma vez detectada a pendência, esta pasta adotou todas as medidas para que o pleito seja devidamente apreciado", diz o ministério. O caso já está com a ministra Cristiane Britto para ser analisado. A comissão tem caráter consultivo, e a decisão final sobre a concessão do benefício cabe a ela.

FILA 

Criada para reparar vítimas e responsabilizar agentes da ditadura, a comissão já recebeu mais de 79 mil pedidos de indenização. Deste total, 74 mil foram arquivados e 4.006 aguardam análise.

FILA 2 

Neste ano, um pedido da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi negado. Ela buscava reparação pelo tempo em que foi presa e torturada. O ministério foi acusado de paralisar e negar pedidos em massa no governo Bolsonaro.


ENTRE NÓS

Os cantores Maria Bethânia e Zeca Pagodinho no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro - João Cotta - 3.ago.2022/Globo

Maria Bethânia e Zeca Pagodinho farão um número especial na edição deste ano do Criança Esperança (TV Globo), que vai ao ar no próximo dia 15. Os cantores escolheram para a atração a música "Sonho Meu", de Dona Ivone Lara.

As gravações foram realizadas na quarta-feira (3) passada, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. "Sendo com ela é mais fácil eu vir, não é? Com Bethânia fica bem melhor!", brincou Zeca sobre a parceria.

Realizado pela Globo e pela Unesco, o programa chega à sua 37ª edição com direção artística de Antonia Prado, direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.