Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Grupo de advogados pede união progressista no RJ após Freixo ser criticado por aliados

Coordenador do Prerrogativas diz que candidato é o único 'capaz de reconstruir e de reconciliar' o estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Prerrogativas, que reúne advogados e juristas, lançará nesta quinta-feira (19) um vídeo em que pede a união do eleitorado progressista do Rio de Janeiro em apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado.

A publicação ocorre na esteira de críticas feitas por adversários e apoiadores do deputado federal após ele mudar sua posição sobre a política de drogas. Em entrevista a um programa de TV, Freixo disse não ser mais favorável à legalização.

Marcelo Freixo e Lula durante evento partidário na Cinelândia, no Rio de Janeiro - Mauro Pimentel - 7.jul.2022/AFP

"Para derrotar o fascismo no Rio e no Brasil, resolvemos manifestar o nosso apoio convicto às candidaturas de Marcelo Freixo e de Luiz Inácio Lula da Silva [à Presidência, pelo PT]. Freixo é uma das lideranças políticas mais qualificadas do país, a única capaz de reconstruir e de reconciliar o Rio de Janeiro", afirma o advogado e coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho.

O vídeo preparado pelo grupo faz uma espécie de intervenção na peça publicitária "Um novo dia vai raiar", divulgado pela campanha de Marcelo Freixo em seus canais oficiais.

Na versão do Prerrogativas, são adicionadas as frases "o bolsonarismo e o fascismo precisam ser derrotados" e "há um caminho: a união do campo progressista em torno do único capaz de unir e reconciliar o Rio de Janeiro". A logomarca do grupo também é destacada no início e ao final da peça.

À coluna, Marco Aurélio de Carvalho afirma que o deputado federal tem profundo conhecimento das mazelas do estado fluminense e um relacionamento sólido com o ex-presidente Lula —o que, na sua visão, seria determinante para a recuperação do Rio de Janeiro em uma eventual vitória dos dois no pleito deste ano.

"O campo progressista deve se unir em torno desta candidatura por princípio e espírito público", defende ele. O coordenador do Prerrogativas ainda afirma que o grupo vai trabalhar de forma engajada na campanha do candidato do PSB ao Governo do Rio de Janeiro.

Desde quarta-feira (17), apoiadores de Freixo têm lamentado seu novo posicionamento sobre a legalização das drogas. O objetivo é aproximar o candidato do eleitorado conservador que não o conhece.

Dentro da campanha, a reação da base progressista era esperada. Contudo, avalia-se que esses eleitores permanecerão com ele a fim de derrotar o governador Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A declaração foi feita em sabatina promovida pelo programa Balanço Geral, da TV Record. "Sou contra qualquer coisa que venha dividir a sociedade brasileira hoje. Não sou favorável. Acho que a gente precisa criar emprego, garantir saúde e fazer um policiamento que seja preventivo", disse Freixo.

O candidato passou, então, a defender uma polícia eficiente e investimentos na segurança pública.

Questionado, mais uma vez, de forma direta sobre o tema, Freixo respondeu: "Não. Não sou mais a favor [da liberação da maconha]. Não acho que isso vai, nesse momento, nos ajudar no Brasil. O que a gente precisa é avançar nas políticas de saúde e na eficiência da polícia".

A aliada mais próxima a se manifestar foi a professora de direito Luciana Boiteux, candidata a vice de Freixo na chapa derrotada na eleição de 2016 para a Prefeitura do Rio de Janeiro.

"Eu reafirmo o voto no Freixo, mas não podemos passar pano para sua afirmação equivocada. É nosso papel cobrar coerência e respeito a pautas caras à população pobre e preta do Rio de Janeiro que é alvo letal das chacinas de Castro em nome da guerra às drogas", escreveu ela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.