Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Sâmia Bomfim presta queixa após ser ameaçada de morte e de estupro

Filho da deputada também foi alvo de ataque; caso será investigado pela Polícia Civil de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim (SP), registrou um boletim de ocorrência após receber uma ameaça de estupro e de morte por email. Um inquérito foi aberto, e o caso será investigado pela divisão de crimes cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo.

No texto, o agressor chama a parlamentar de "vagabunda" e "parasita", faz menções ao seu peso e ameaça estuprá-la e assassiná-la na frente de seu filho.

A deputada Sâmia Bomfim participa, com seu filho, de ato em homenagem ao petista Marcelo de Arruda, em São Paulo - Zanone Fraissat - 17.jul.2022/Folhapress

"Acha que vai continuar exercendo este cargo de deputada federal até 2023? Nana-nina-não, sua vadia. Vamos te amarrar e te estuprar na frente do seu filho Hugo e do Glauber", diz a ameaça, segundo mensagem compartilhada com a coluna pela equipe da deputada.

Casada com o deputado federal Glauber Braga (PSOL), Bomfim deu à luz Hugo, filho do casal, há pouco mais de um ano.

"Depois vamos matar todos vocês pra deixar claro por quem a Câmara dos Deputados deve ser ocupada", segue o email, que é finalizado com palavras de ordem de cunho homofóbico, antissemita e misógino.

Sâmia Bomfim afirma à coluna que detratores têm como hábito atacar mulheres que ocupam cargos na política, mas que não irá se intimidar. "Não nos surpreende, infelizmente, que, conforme se aproximam as eleições, eles ampliem essas ameaças", afirma.

"O nosso recado para eles é de que todas as ameaças estão sendo investigadas, e os responsáveis serão punidos. Por mais que tentem nos calar e nos intimidar, nós não arredaremos o pé da política", diz a deputada federal.

Ela ainda afirma que a sociedade brasileira não deve naturalizar agressões "tão perversas, misóginas e nazistas" como essas, cobrando uma investigação minuciosa por parte das autoridades policiais.

"A gente sabe que esses criminosos utilizam de servidores ocultos para tentar dificultar o processo de investigação, mas esperamos que, com ciência, tecnologia e com a seriedade no enfrentamento a esses grupos neonazistas, a gente consiga identificar os agressores e tomar medidas exemplares de punição", afirma a líder do PSOL.

A vereadora Duda Salabert (PDT), primeira mulher transexual eleita em Belo Horizonte, também foi alvo do mesmo remetente que atacou Sâmia Bomfim nesta semana. Em um perfil nas redes sociais, a parlamentar disse que iria a uma delegacia registrar queixa.

"Por causa desses nazistas perdi meu emprego ano passado, pois eles enviaram na época emails para a escola onde eu trabalhava dizendo que transformariam a escola em um mar de sangue, caso eu continuasse dando aula lá", escreveu Salabert.

Os ataques à ex-deputada federal Manuela d'Ávila (PC do B) e à sua família foi um dos fatores que levou a ex-parlamentar a não se candidatar neste ano. Na segunda-feira (1º), ela compartilhou em suas redes uma das ameaças que recebeu.

"Ser uma mulher pública no Brasil é ser amaçada permanente. É escolher um lugar para o medo, outro para a coragem, outro lugar pro fingir ignorar", escreveu d'Ávila.

Como mostrou a Folha, a eleição deste ano será a primeira com uma lei sobre violência política de gênero em vigor.

Aprovada no ano passado, a lei 14.192 estabelece que é crime assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar uma candidata, com menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou ainda à sua cor, raça ou etnia. A lei também vale para mulheres que já ocupam cargos eletivos.

A punição é de até quatro anos de prisão e multa. Se a violência ocorrer pela internet e em redes sociais, a pena pode chegar a seis anos.

O movimento para endurecer as regras contra agressores foi capitaneado pela bancada feminina no Congresso, que viu escalar os episódios de ataques na política nos últimos anos e pressionou pela aprovação de ambos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.