Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tarcísio nega ser 'traidor' e diz a empresários que vai com Bolsonaro 'até o fim'

'Vou falar em alto e bom som que sou o candidato de Bolsonaro', diz candidato ao Governo de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alvo de críticas de aliados de Jair Bolsonaro (PL) e tachado de traidor em conversas reservadas, o ex-ministro da Infraestrutura e candidato ao Governo de SP Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou na terça (9) que não está escondendo o presidente em sua campanha e que será leal a ele "até o fim".

As declarações foram feitas em um jantar dele com empresários, promovido pelo grupo Esfera Brasil. No encontro, ele foi questionado sobre os ataques que vem recebendo dos próprios bolsonaristas.

O candidato ao Governo de SP Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate na Band, em São Paulo - Bruno Santos - 7.ago.2022/Folhapress

"Acham que vou esconder o Bolsonaro na campanha? Vou mostrar e falar em alto e bom som pra quem quiser ouvir: ‘Sou o candidato do Bolsonaro em São Paulo!’", disse o ex-ministro aos empresários.

Tarcísio disse que aprendeu em seus 17 anos no Exército o valor da lealdade e da gratidão. E que Bolsonaro lhe abriu uma porta que de forma que ninguém mais faria.

"Eu era um técnico, não tinha partido político e esse cara apostou num cara desconhecido para ser ministro. Esse cara me valorizou, me deu condições de trabalhar. Vou ser leal a ele até o fim", declarou o ex-ministro.

Como a Folha revelou, uma parte do entorno do presidente tem tachado de traidor o ex-titular da Infraestrutura, acusando-o de tentar se cacifar como sucessor do bolsonarismo na corrida ao Planalto de 2026.

As queixas contra Tarcísio têm levado esses bolsonaristas a dizer nos bastidores que vão trabalhar pelo atual governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB).​

Hoje ele tenta se apresentar como independente, mas o diagnóstico é que, num eventual segundo turno, a disputa paulista pode ficar ainda mais nacionalizada entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que Tarcísio assumiu como estratégia de campanha a tentativa de descolar sua imagem da do mandatário.

No jantar com os empresários, o ex-ministro afirmou que "nunca foi tão fácil escolher um caminho e convencer as pessoas do óbvio" nas eleições de outubro.

Segundo ele, há o caminho da turma que já "esteve lá atrás" e que, mesmo com "o vento favorável", não fez reformas nem investimentos para o Brasil crescer. E tem o caminho de continuidade do governo Bolsonaro.

"Com todas confusões e barulho, enfrentando tudo de pior que a gente poderia ter enfrentado, é o governo que mais entregou [obras]. Contratamos investimento para caramba e a gente está pronto para dar um salto", afirmou o candidato de Bolsonaro aos integrantes do grupo Esfera Brasil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.