Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ala brizolista do PDT está 'indignada' com ataques de Ciro a Lula, diz fundador da sigla

Advogado Carlos Roberto Siqueira Castro, figura história da legenda, defende voto no petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Carlos Roberto Siqueira Castro, um dos fundadores do PDT e figura histórica do partido, diz que está "muito incomodado" com os ataques do candidato à Presidência da sigla, Ciro Gomes, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele afirma ainda que a legenda está "numa encruzilhada", e defende apoio à candidatura do opositor petista.

O advogado Carlos Roberto Siqueira Castro - Divulgação

BALANÇA 

"Acho muito injusto o que Ciro Gomes está fazendo com o Lula. São críticas muito despropositadas e injustas, que divergem do atual momento de polarização eleitoral que estamos vivendo", pontua Siqueira Castro.

ESTRATÉGIA 

Como mostrou a Folha, o candidato do PDT tem intensificado os ataques a Lula para tentar manter os votos de seu eleitorado.

HISTÓRIA 

"Se Ciro Gomes tem apreço à sua trajetória política, que ele proclama ser de centro esquerda, ele tem que atacar o candidato Jair Bolsonaro [PL]", segue o advogado. Ele descreve o atual mandatário como "um fascistóide completo, desqualificado e ignorante, que está dividindo o país e levando o Brasil para uma ruptura física com discurso de ódio e golpista".

LADOS 

O advogado, que é filiado mas hoje não ocupa nenhum cargo oficial no PDT, afirma que o incômodo se estende para a ala brizolista do partido. "Tem muita gente insatisfeita e indignada", diz ele, que chefiou a Casa Civil no segundo governo de Leonel Brizola (1991 -1994) no Rio de Janeiro.

Ciro Gomes durante o debate deste domingo - Bruno Santos/Folhapress

COMPROMISSO

O pedetista diz que tem "muito respeito" pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, mas avalia que a direção nacional do partido "tem que fazer uma reflexão muito aguda" sobre o pleito deste ano.

CAMINHOS

"O PDT está numa encruzilhada histórica e tem um compromisso de apoiar o presidente Lula neste momento. Nós temos que trabalhar com voto útil", finaliza.

BUMERANGUE

Procurado pela coluna, o presidente do PDT, Carlos Lupi, diz que respeita opiniões divergentes, mas lembra que o partido já foi alvo de petistas. "Nós somos democráticos e respeitamos opiniões divergentes, mas meu amigo Siqueira Castro sabe bem o quanto Brizola sofreu de ataques do PT e do Lula", afirma, em mensagem.


TELINHA

A atriz Naruna Costa interpreta a personagem Anabela em "Rota 66 - A Polícia que Mata", do Globoplay
A atriz Naruna Costa interpreta a personagem Anabela em 'Rota 66 - A Polícia que Mata', do Globoplay - Aline Arruda/Vans Bumbeers/Divulgação

A atriz Naruna Costa posa para foto caracterizada como Anabela, personagem que interpreta em "Rota 66 - A Polícia que Mata", do Globoplay. Na série, que estreia no próximo dia 22, o marido da personagem é assassinado por policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, grupo de elite da Polícia Militar do estado de São Paulo.

Com um filho pequeno e grávida de outro, ela vai fazer de tudo para provar que o marido não era um bandido. "A trajetória da Anabela está para além do luto e é marcada pela luta", diz a atriz. A produção é baseada no livro "Rota 66", escrito pelo jornalista Caco Barcellos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.