Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Datafolha

Bolsonaro só tem chance no segundo turno se entrar nele a menos de dez pontos de Lula, diz estrategista do presidente

Caso a diferença seja maior, uma virada se tornaria muito difícil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A simples passagem de Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno já está sendo celebrada como uma vitória política do presidente, já que o PT concentrou todas as suas forças em uma campanha de voto útil para conseguir vencer o pleito já em sua primeira fase. Lula entraria nele, portanto, com ares de derrota, mesmo mantendo grande vantagem de votos.

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR

DEGRAU 2

A previsão de estrategistas do presidente, porém, é a de que Bolsonaro enfrentará dificuldades enormes para vencer o petista na segunda rodada da eleição.

DEGRAU 3

De acordo com alguns de seus principais auxiliares e ministros, caso a distância entre os dois nas urnas, no primeiro turno, seja maior do que dez pontos percentuais, será praticamente impossível alcançar uma virada na segunda fase.

DEGRAU 4

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na quinta (29), Lula teria 48% dos votos, contra 34% de Bolsonaro —uma distância de 14 pontos percentuais.

ESCALA

No começo de setembro, a diferença entre eles chegou a 11 pontos (Lula tinha 45% e Bolsonaro, 34%). Desde meados do mês, no entanto, o petista começou a subir paulatinamente nas sondagens, e Bolsonaro praticamente estacionou.

ESCALA 2

Numa segunda rodada, Bolsonaro seguirá enfrentando especialmente a resistência de jovens, mulheres, pessoas de baixa renda e moradores do Nordeste.

ESCALA 3

De acordo com o Datafolha, 63% dos que têm entre 16 e 24 anos dizem votar em Lula no segundo turno, contra 31% que preferem Bolsonaro.

ESCALA 4

No universo das mulheres, o placar é de 56% a 34% no segundo turno; entre os que ganham até dois salários mínimos, ele é de 64% a 27%; e no Nordeste, de 68% a 27% para Bolsonaro no segundo turno.

PLATEIA

O ex-secretário e gestor cultural Alê Youssef recebeu o candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, em seu Studio SP, na capital paulista, para assistir ao debate entre presidenciáveis realizado pela TV Globo, na noite de quinta-feira (29).

A candidata a codeputada Simone Nascimento, que concorre à Assembleia Legislativa de São Paulo por meio do coletivo Bancada Feminista, esteve lá. A deputada chilena Consuelo Veloso Ávila também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.