Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Justiça determina que Silas Malafaia exclua publicações contra Vera Magalhães e proíbe ofensas

Pastor atacou jornalista após pergunta que irritou o presidente Jair Bolsonaro durante debate na Band

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta sexta-feira (2) que o pastor Silas Malafaia remova de suas redes sociais oito publicações contra a jornalista Vera Magalhães. A corte ainda ordenou que o líder religioso se abstenha de veicular ofensas e informações falsas contra a profissional.

Os dois travaram um embate nas redes sociais após Malafaia endossar ataques contra Magalhães iniciados durante o debate com presidenciáveis realizado por Band, Folha, UOL e TV Cultura, no domingo (28). Na ocasião, a jornalista foi ofendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após fazer uma pergunta sobre vacinação.

O pastor Silas Malafaia entrevista o presidente Jair Bolsonaro - Isac Nóbrega - 20.fev.2020/PR

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro, exaltado.

Em suas redes, Silas Malafaia afirmou, sem provas, que Vera Magalhães foi contratada pelo ex-governador João Doria (PSDB) e recebia R$ 500 mil por ano da TV Cultura para fazer ataques sistemáticos ao governo federal.

A informação foi desmentida pela jornalista nas redes sociais —ela recebe R$ 22 mil mensais da Fundação Padre Anchieta, que mantém a emissora.

"O senhor vai levar um processo e ter de provar que eu ganho 500 mil por ano, pastor. Se prepare para receber a notificação do meu advogado. Mentir usando a religião como escudo é ainda mais vil e torpe", escreveu Magalhães nas redes sociais.

Na decisão, a vara do tribunal paulista considerou haver provas de que as publicações apresentavam conteúdo falso e ofensivo.

"Está delineado o perigo de dano, pois a manutenção na internet de conteúdo falso, difamatório e injurioso causa um grande constrangimento à autora, salientando-se que quanto maior o tempo de disponibilização do conteúdo ofensivo, haverá maior exposição negativa da imagem daquela", afirma a juíza Maria Carolina de Mattos Bertoldo em sua decisão.

"O réu [Malafaia], pessoa pública, deve agir com responsabilidade ao utilizar as redes sociais, abstendo-se de publicar notícias falsas", segue a magistrada.

A defesa da jornalista é feita pelos advogados Igor Sant’Anna Tamasauskas e Beatriz Canotilho Logarezzi, do escritório Bottini&Tamasauskas Advogados.

Para os defensores, o comportamento de Malafaia é inadmissível e demonstra, para além de ofensa à honra, a intenção de inibir o livre exercício da profissão de jornalista e de cercear a liberdade de imprensa.

Na saída do evento, Bolsonaro negou que tenha sido misógino em seu ataque à jornalista.

Leia, abaixo, a íntegra da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo:

LETRAS

A escritora, filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro tomou posse, na noite de quinta-feira (1º), na Academia Paulista de Letras. Ela assumiu a cadeira 28 da instituição, que pertencia à escritora Lygia Fagundes Telles, morta em abril deste ano.

O desenhista Mauricio de Sousa, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e sua mulher, a professora, Mary Lafer, estiveram presentes na cerimônia.


PALCO

O ator Emílio Orciollo Netto recebeu convidados, na noite de quinta (1º), na pré-estreia da peça "Muito pelo Contrário", no teatro Unimed, em São Paulo.

O monólogo é escrito pelo cronista, roteirista e colunista da Folha Antonio Prata e tem direção de Victor García Peralta e Vilma Melo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.