Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Legião Urbana vai processar Antonia Fontenelle por uso de música de Renato Russo em campanha eleitoral

Empresa que detém os direitos de músicas do artista diz que ela postou canção sem autorização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Legião Urbana Produções Artísticas, que detém os direitos de canções de Renato Russo, vai acionar na Justiça a candidata bolsonarista Antonia Fontenelle (Republicanos-RJ) por uso indevido de uma música do artista em sua campanha eleitoral.

Antonia Fontenelle - Instagram/ladyfontenelle

DERRAPAGEM

Ela usou a canção "Que País É Este", de Russo, em um vídeo no Instagram postado em junho que anunciava a "largada" de sua candidatura.

DERRAPAGEM 2

Os advogados pretendem que a Justiça determine a remoção do vídeo, obrigue Fontenelle a se retratar –e defina uma indenização a ser paga por danos materiais e morais à Legião.

O AVESSO

Além da questão dos direitos autorais, a defesa de pautas conservadoras seriam incompatíveis com a postura do artista, que morreu em 1996. "As ideias de Fontenelle não condizem com o que Renato Russo pensava", afirma o advogado Leonardo Furtado, que representa a empresa junto com Augusto de Arruda Botelho.

ASSINATURA

Em uma notificação já enviada à candidata, os defensores afirmam que ela não poderia ter feito a sincronização da música com imagens de vídeo sem a autorização expressa dos detentores autorais.

ASSINATURA 2

"Ao titular dos direitos compete, com exclusividade, o poder de autorizar ou não o uso desta por quaisquer terceiros, independentemente do motivo ou de sua natureza ou finalidade lucrativa ou não por parte do terceiro", afirmam.

ASSINATURA 3

Eles dizem também que a empresa não pretende autorizar Fontenelle "a usar da obra em questão, entre outras razões porque não ambiciona ter o fonograma vinculado a manifestações, campanhas ou qualquer outro ato praticado" por ela.

EM SILÊNCIO

A notificação foi enviada pela empresa à youtuber há mais de um mês. Ela não respondeu.


SOBRE O PALCO

O cantor Djavan foi uma das atrações do Coala Festival 2022, evento musical realizado no Memorial da América Latina, na capital paulista, de sexta (16) a domingo (18). A liderança indígena e candidata a deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-SP) compareceu. A cantora Liniker também se apresentou no festival.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.