Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Médico bolsonarista ameaça atirar em petista durante panfletagem em Curitiba, dizem militantes

Ao ser abordado, profissional afirmou que era 'Bolsonaro'; episódio foi registrado em boletim de ocorrência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um médico bolsonarista ameaçou atirar contra o rosto de uma integrante da campanha da candidata a deputada federal Carol Dartora (PT-PR), em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (27). A informação consta em boletim de ocorrência registrado por militantes do PT junto ao 1º Distrito da Polícia Civil no estado.

O médico Ricardo Rosa, que teria ameaçado atirar contra uma petista nesta terça (27), no centro de Curitiba - Reprodução

Uma mulher que atua como cabo eleitoral teria oferecido um panfleto da candidata ao médico Ricardo Rosa quando ouviu a ameaça. O episódio ocorreu na rua Quinze de Novembro, na região central da capital paranaense.

"Vou te dar um tiro na cara", disse ele, de acordo com depoimento prestado à polícia. O profissional da saúde ainda teria afirmado que cuspiria "na cara" dos petistas que a acompanhavam.

Após a ameaça, Ricardo Rosa se refugiou em uma barraca que distribuía peças eleitorais de candidatos que apoiam a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No local, ele foi abordado por populares que questionaram a ameaça feita e qual era a sua identidade. "Como que é seu nome?", perguntou uma mulher. "Bolsonaro", respondeu ele, antes de ser conduzido à delegacia pela Guarda Municipal. O momento foi registrado em vídeo.

O advogado Milton Vernalha, que faz a defesa de Rosa, diz que a acusação não é verdadeira. "Em verdade, o doutor Ricardo Rosa foi vítima de constrangimento ilegal e de uma cilada dos militantes políticos do PT, os quais se fizeram de vítima em verdadeira denunciação criminosa", afirma, em nota.

Segundo o advogado, o médico teria sido alvo de represálias após recusar o panfleto pela terceira vez e acusar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de agir "em apologia do crime". "A partir disso, os militantes do PT o cercaram e, prometendo lhe fazer mal injusto e grave, o acuaram", continua.

"O doutor Ricardo Rosa é um médico muito bem conceituado, com aproximadamente 40 anos de efetivo exercício profissional e de reputação ilibada, sendo vítima destes desajuizados", acrescenta Vernalha.

À polícia, o médico afirmou que, diante da insistência do grupo e de sua recusa, um homem o teria empurrado e segurado seu braço. Já segundo os militantes, Rosa teria proferido as ameaças assim que foi feita a oferta do material de campanha.

Em nota, a candidata Carol Dartora afirma que ameaças à vida e à democracia são inaceitáveis. "Sabemos que esse ódio é estimulado pela intolerância ao diferente e pelo inconformismo com os valores democráticos por parte de adeptos da ideologia do bolsonarismo. Querem nos amedrontar, nos impedir de exercer nossos direitos políticos, mas não terão êxito", diz.

Como mostrou a Folha, episódios ligados a ameaças, ataques e tensão relacionados à disputa eleitoral têm se acumulado no Brasil desde a pré-campanha.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.