Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu forças armadas

MPF é elogiado pela Comissão Arns após questionar Forças Armadas sobre o 7 de Setembro

Entidade diz que festejos cívicos não devem ser confundidos com atos de campanha eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns enviou na segunda-feira (5) uma nota manifestando apoio ao Ministério Público Federal (MPF) por questionar quais medidas serão tomadas pelas Forças Armadas durante os desfiles deste 7 de Setembro na capital fluminense.

Em ofícios ao Comando Militar do Leste, ao Comando do Primeiro Distrito Naval e ao Terceiro Comando Aéreo Regional, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, vinculada ao MPF, discorreu sobre o temor de que as celebrações do Bicentenário da Independência e até mesmo militares sejam cooptados por manifestações político-partidárias.

Comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil, em São Paulo
Comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil, em São Paulo - Danilo Verpa - 7.set.18/Folhapress

Em carta, a Comissão Arns diz prestigiar a iniciativa da procuradoria em zelar para que os festejos cívicos "não se degradem em atos de campanha eleitoral" com finalidade eleitoreira.

"As comemorações programadas para o próximo dia Sete de Setembro precisam transcorrer dentro da lei, de forma republicana e impessoal. Trata-se de momento significativo para todos, e não de mera oportunidade política para alguns", afirma a entidade.

Assinado pelo presidente da Comissão Arns, o ex-ministro José Carlos Dias, o documento diz que a entidade acompanhará os eventos do 7 de Setembro e manterá contato com autoridades públicas.

"Elas [as instituições] servem à Constituição que organiza politicamente o Estado brasileiro em República democrática respeitadora dos direitos fundamentais, e não a interesses pessoais subalternos e circunstanciais", afirma a carta.

Como mostrou a Folha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) promoverá na quarta-feira (7) uma inédita fusão de ato de campanha eleitoral e celebração cívico-militar do 7 de Setembro, turbinado por ocasião do Bicentenário da Independência.

Além do evento em Brasília, de natureza mais institucional, o presidente forçou a realização de um ato na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, em que irá se apresentar à frente de navios da Marinha em parada, militares do Exército e aviadores da Esquadrilha da Fumaça.


PIPOCA

A atriz Fabiana Karla recebeu convidados na pré-estreia do filme "Uma Pitada de Sorte" em São Paulo, na segunda-feira (5). O evento foi realizado no Cinemark Iguatemi. A atriz Jandira Martini, o diretor Pedro Antônio e a produtora Glaucia Camargo estiveram lá.


TELONA

A atriz Veronica Debom e o diretor Willem van Weerelt, que assinava a direção do programa do Jô, compareceram à sessão de estreia do filme "Minha Família Perfeita", no cinema UCI Jardim Sul, em São Paulo, na segunda-feira (5). O produtor de cinema Marcos Didonet e o diretor-executivo do canal Arte 1, Caio Carvalho, prestigiaram a estreia.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.