Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Confederação Israelita pede punição à professora que fez gesto nazista em sala de aula

Caso ocorreu em Ponta Grossa, no Paraná, e docente foi demitida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) vão divulgar nota, na tarde desta segunda (10), manifestando repúdio contra a conduta de uma professora que fez saudação nazista em uma escola no Paraná (PR).

Vídeo mostra professora fazendo gesto nazista em escola no Paraná
Vídeo mostra professora fazendo gesto nazista em escola no Paraná - Reprodução/Twitter @Julinho Bittencourt

"Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional", diz a nota. "O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente", acrescentam as entidades.

O caso ocorreu no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa. Divulgado pela Revista Fórum, um vídeo mostra a professora levando a mão à testa e, em seguida, estendendo o braço —mesmo gesto adotado para saudar Adolf Hitler no nazismo.

"É lamentável, ainda mais diante de jovens, que alguém resgate algo que tanto envergonha a história", diz Claudio Lottenberg, presidente da Conib, à coluna.

Procurada pela Folha, a escola afirmou que decidiu demitir a docente. Ela foi identificada como Josete Biral e estava na instituição de ensino há quase duas décadas.

A diretora-geral do colégio, irmã Edites Bet, repudiou o ato, o qual classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora.

O advogado da docente, Alexandre Jorge, encaminhou mensagem para a Folha, na qual negou que sua cliente tenha feito uma saudação nazista.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu Alexandre Jorge.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) vêm, publicamente, manifestar o seu repúdio à conduta de professora que fez a saudação nazista em sala de aula, no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa/PR, no último sábado (8). Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.