Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu internet YouTube

Instituto Vero realiza estudo sobre desinformação política no YouTube

O objetivo é identificar papel da plataforma nas eleições brasileiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Vero, a Fundação Mozilla e a Universidade de Exeter, na Inglaterra, estão realizando um estudo sobre desinformação política no YouTube.

O objetivo é fazer um mapeamento para identificar qual tem sido o papel da plataforma nas eleições brasileiras. O trabalho apontará quais os vídeos estão sendo amplificados por algoritmos, e as pessoas e motivações por trás desse conteúdo.

Logotipo do YouTube
Logotipo do YouTube - Lucy Nicholson -21.out.2015/Reuters

Os resultados serão apresentados neste mês e em novembro.

Usuários brasileiros do YouTube podem contribuir com o estudo. A Universidade de Exeter criou, com a Mozilla, uma extensão para os navegadores Google Chrome e Firefox. Desta forma, ao instalar a extensão, as pessoas podem marcar conteúdos relacionados às eleições junto às recomendações que levam a cada vídeo.

O projeto pretende entender também como o conteúdo político se relaciona ou cita questões de gênero e raça. A ideia é saber quais são os tipos de marcadores de identidade, em quais contextos são mencionados e, proporcionalmente, quantos vídeos políticos tratam ou mencionam esse assunto.

Levantamento realizado pelo NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já apontou que o algoritmo do YouTube privilegia a Jovem Pan e vídeos a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas recomendações.

Durante o estudo, em 18 visitas-teste à plataforma com perfis diferentes, os canais do grupo Jovem Pan foram indicados 14 vezes na página inicial do YouTube, com um ou mais vídeos sugeridos. O mais recomendado aos usuários foi o da participação de Bolsonaro no programa Pânico, no dia 26 de agosto.


SABATINA

A ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede) acompanhou o debate entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidatos ao Governo de São Paulo, nos bastidores da TV Bandeirantes, na noite de segunda-feira (10), na capital paulista. A vice do petista, Lúcia França
(PSB), e o vice do candidato bolsonarista, Felício Ramuth (PSD), passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.