Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

TSE manda Bolsonaro tirar do ar propaganda que chama Lula de 'ladrão'

Ministro afirma ser notório que condenações contra ex-presidente foram anuladas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a campanha de Jair Bolsonaro (PL) tire do ar propaganda em que chama Lula (PT) de "corrupto" e "ladrão".

Montagem mostra a fotografia do ex-presidente Lula e do presidente Jair Bolsonaro
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

Ele determinou ainda que a coligação do presidente seja multada no valor de R$ 50 mil cada vez que a peça seja divulgada.

Bolsonaro levou ao ar uma propaganda em que mostra o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello dizendo que "o Supremo não o inocentou [a Lula], o Supremo aceitou a nulidade dos processos crime". Em seguida, um locutor fala: "A maior mentira dessa eleição é dizer que Lula não é ladrão. Votar no Lula é votar em corrupto." Uma entrevistada aparece então dizendo: "Eu acho o Lula um verdadeiro ladrão. Eu não votaria no Lula, nem a pau. Deus me livre votar no Lula".

Os advogados de Lula alegaram ao TSE que as falas "dos juristas utilizadas são factualmente e conceitualmente incorretas", já que se referiam apenas ao habeas corpus que tornou nulos processos que tramitavam na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Eles afirmam que a propaganda ignora, no entanto, que o STF "reafirmou o estado de inocência do ex-presidente Lula". E lembram que, de acordo com a Constituição, todas as pessoas são consideradas inocentes se não estão condenadas.

A divulgação da peça de Bolsonaro, portanto, seria "publicização abusiva" dedicada à "estigmatização " de Lula, o que contraria a Carta Magna.

Os advogados lembram ainda que Lula obteve vitórias em diversos tribunais, "inclusive com absolvições definitivas", e que "nenhuma das pretensões acusatórias movidas contra ele resultaram em condenações".

O magistrado concordou com os argumentos.

Em sua decisão, ele afirmou que é "fato notório a existência de decisões condenatórias e da prisão do petista".

São "de conhecimento geral da população", no entanto, "que as condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF)."

Ainda segundo a decisão do ministro, a propaganda ultrapassa a "mera crítica política, pois transmite mensagem que imputa ser o candidato ‘corrupto’ e ‘ladrão’, desrespeitando regra de tratamento decorrente da presunção constitucional de inocência".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.