Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro se queixa de longa espera para a posse de Lula em janeiro

Presidente afirmou a interlocutores que a lei precisa mudar para tornar distância entre eleição e início do novo governo mais curta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro (PL) se queixou a interlocutores que o visitaram do tempo que é preciso esperar para que o presidente eleito Lula (PT) tome posse em seu lugar. O petista foi proclamado vencedor no dia 30 de outubro, mas só subirá a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2023.

O presidente eleito Lula e o presidente Jair Bolsonaro
O presidente eleito Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Marlene Bergamo e Gabriela Bilo - 26.10.2022/Folhapress

ESPERA

Para o atual presidente, a lei deveria mudar, e o novo governante deveria tomar posse logo depois de abertas as urnas. A longa espera, afirmou, é aflitiva.

PAREDE

Segundo Bolsonaro disse ao visitante, o presidente que está deixando o cargo já não tem mais poder algum e suas opiniões não tem relevância. A ele restaria, portanto, ficar batendo ponto e esperando o tempo passar.

SURPRESA

À mesma visita, Bolsonaro passou a impressão de estar chateado e triste com a derrota. Que, de fato, não esperava.

DE CAMA

Para piorar, o presidente foi diagnosticado com erisipela na semana seguinte à eleição. Recluso no Palácio da Alvorada, recebeu poucas pessoas e delegou funções ao vice-presidente, Hamilton Mourão.

DE VOLTA

Na quinta (17), o general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro, visitou o presidente no Alvorada e afirmou que ele já estava melhor. E que poderia em breve voltar a despachar no Palácio do Planalto.

INCLUSÃO

O jornalista Jairo Marques, editor e colunista da Folha, recebeu convidados no lançamento do seu livro "Crônicas para um Mundo Mais Diverso". A secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco, prestigiou o evento, que ocorreu na noite de quinta (17), na Drummond Livraria, em São Paulo. O vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro Luciano Monteiro também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.