Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Cássia Kis e Leda Nagle são denunciadas por homofobia

Produtor cultural Werneck entrou com processo na Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O produtor cultural e estilista Heitor Werneck denunciou a atriz Cássia Kis e a jornalista Leda Nagle a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de São Paulo por prática de homofobia.

Cássia Kis fez declarações homofóbicas durante uma conversa para o canal da jornalista no YouTube. A atriz afirmou que famílias compostas por pessoas LGBTQIA+ representam uma "ameaça sobre a família" e destroem a vida humana. "Não existe mais o homem e a mulher, mas é a mulher com a mulher e o homem com o homem", disse ela.

Cássia Kis, atriz, em cena na novela 'Travessia'
Cássia Kis, atriz, em cena na novela 'Travessia' - Divulgação

A denúncia tem como base a lei estadual 10.948, promulgada em 2001, que prevê punição administrativa em casos de homofobia e transfobia. No processo, Werneck diz que "nada autoriza qualquer forma de discriminação".

Ele, que também é ativista da comunidade LGBTQIA+, argumenta que as falas demonstram "absoluta aversão à demonstração de afeto entre pessoas do mesmo sexo". E que o caso "ganha maiores contornos quando esta manifestação ocorre por meio de pessoas de gozam de notoriedade e fama, em meio de amplo acesso midiático".

"O que ela disse não é uma opinião. E essa fala implica em induzir muitas pessoas a executar essa homofobia", afirma Werneck à coluna. Ele também critica a postura de Leda Nagle, que não contestou as declarações.

Procuradas pela coluna, elas não se pronunciaram.

Nos últimos meses, Kis vem surpreendendo fãs e colegas da classe artística com discursos religiosos fervorosos e falas em apoio a Jair Bolsonaro. Ela ainda participou de atos golpistas que pediam "intervenção federal" após a vitória de Lula nas últimas eleições.

Ela atualmente está no ar na novela "Travessia", da autora Gloria Perez.

Esta não é a primeira reação contra Kis. Uma das filhas da cantora Daniela Mercury e da empresária Malu Verçosa acionou o Ministério Público do Rio de Janeiro também contra ela. Bacharel e pós-graduanda em direito, Márcia Verçosa de Sá Mercury acusa a artista de LGBTfobia.

Além disso, o Grupo Arco-Íris, ONG que zela pelos direitos da população LGBTQIA+, ainda entrou na Justiça contra Cássia Kis.


NA PISTA

O presidente do GP de São Paulo de Fórmula 1, Alan Adler, recebeu o ex-governador João Doria no Baile de Gala Experience, realizado no Palácio Tangará, em São Paulo. O evento, que ocorreu na quinta-feira (10), antecedeu o torneio no autódromo de Interlagos deste final de semana. A apresentadora Luciana Gimenez, o ex-BBB Paulo André, o funkeiro Mc L7 e o surfista Italo Ferreira estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.