Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus STF

Lewandowski prepara saída do STF a partir de janeiro; veja nomes para sucedê-lo

Com um dos currículos de maior peso na corte, ministro tem perspectivas tanto na área pública quanto na iniciativa privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski prepara a sua saída da Corte. A partir de janeiro, depois da posse do presidente eleito Lula (PT), ele começará a analisar a melhor data para deixar o cargo.

O ministro Ricardo Lewandowski durante a diplomação de Jair Bolsonaro, então presidente eleito, no TSE, em Brasília - Walterson Rosa - 10.dez.2018/Folhapress

CALENDÁRIO SUPREMO

O magistrado não tem pressa: por lei, ele seria obrigado a se aposentar apenas no dia 11 de maio. O seu calendário deve ser definido de acordo com o contexto do país, e pode ser antecipado.

PESO

Com um dos currículos de maior peso entre os atuais integrantes do STF, o ministro tem perspectivas tanto na área pública quanto na iniciativa privada, e deve seguir ativo profissionalmente.

PESO 2

No STF há 16 anos, ele presidiu a própria corte, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições gerais de 2010, o Senado —e chegou a ocupar a própria Presidência da República interinamente.

PESO 3

Doutor e livre-docente em direito do Estado pela USP, ele tem também mestrado na área de Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, em cooperação com Harvard. Por isso seu nome tem sido lembrado também para ocupar uma das principais embaixadas brasileiras no exterior.

LISTA

Apesar do tempo que ainda falta para Lewandowski deixar o STF, a lista de candidatos a seu cargo aumenta a cada dia.

LISTA 2

No PT são aventados nomes como os dos advogados Cristiano Zanin, que defendeu Lula na Laja Jato, Dora Cavalcanti, Alberto Toron, Pedro Serrano, Silvio Almeida, Pierpaolo Bottini, Eugênio Aragão e Lênio Streck.

LISTA 3

Há também nomes que já ocupam cargos elevados e que têm sido lembrados, como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell e Ricardo Cueva, além do desembargador Ney Bello.

CORTINA ABERTA

O ator Cássio Scapin e a atriz Grace Gianoukas prestigiaram a estreia do espetáculo "Duetos" na sexta-feira (4), no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Com texto de Peter Quilter, a peça é dirigida por Ernesto Piccolo e protagonizada por Patricya Travassos e Marcelo Faria. Passaram por lá o ator Luiz Amorim, o diretor Jorge Farjalla e o produtor Fabio Camara.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo ​Lewandowski tem mestrado na área de Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. E o magistrado Ney Bello é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, não ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.